Em uma postagem surpresa no Reddit na sexta-feira, o co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, se mostrou um crítico em relação à adoção do Bitcoin por El Salvador.
Um usuário no subreddit r / criptomoeda postou:
“Opinião impopular: o presidente de El Salvador, Nayab (sic) Bukele não deve ser elogiado pela comunidade de criptomoedas”.
Ao que Vitalik respondeu:
“Nada impopular sobre esta opinião. Tornando-a obrigatória para as empresas aceitar uma criptomoeda específica é contrário aos ideais de liberdade que deveriam ser tão importantes para o espaço das criptomoedas. “
Segundo Buterin, “essa tática de enviar BTC para milhões de pessoas em El Salvador ao mesmo tempo, sem quase nenhuma tentativa de educação prévia, é imprudente e corre o risco de um grande número de pessoas inocentes serem hackeadas ou enganadas. “
“Que vergonha para todos (ok, bem, vou chamar os principais responsáveis: vergonha para os maximalistas do Bitcoin) que o estão elogiando sem crítica. “ – Afirmou Vitalik.
De fato, a adoção do Bitcoin como moeda legal por El Salvador, anunciada pela primeira vez com grande alarde na conferência Bitcoin Miami em junho, rendeu-lhe elogios de algumas das principais pessoas por trás do Bitcoin.
Na conferência TOKEN2049 em Londres esta semana, o cofundador do Blockchain.com, Nicolas Cary, disse durante um painel, “Acho que há algumas críticas válidas sobre como o programa é implementado em El Salvador em termos de ser de cima para baixo. Um dos principais etos da criptomoeda é que há realmente uma adoção popular, e as pessoas estão fazendo isso voluntariamente. “
Contudo, é importante ressaltar que, apesar da obrigação de se aceitar o bitcoin como pagamento em El Salvador, não é necessário que nenhuma empresa ou pessoa mantenha seu valor em BTC, podendo converter instantaneamente e sem custos o valor em dólares americanos.
O que você pensa sobre a adoção em El Salvador? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: O bitcoin está substituindo o ouro como proteção contra inflação, diz bilionário Mike Novogratz