A maior quebra da história dos mercados está chegando, afirma autor de Pai rico, pai pobre

Robert Kiyosaki - Pai rico, pai pobre - Crise nos mercados globais.

Robert Kiyosaki, autor do best-seller Pai rico, pai pobre, afirmou recentemente durante entrevista à Kitco News, que a maior quebra da economia e dos mercados globais pode estar prestes a ocorrer. Contudo, este poderia ser o “melhor momento para enriquecer”.

Segundo o autor, esta crise nos mercado globais desencadearia fortes correções até mesmo em ativos escassos e que tendem a ser buscados em momentos inflacionários e de turbulências econômicas e geopolíticas, como ouro, prata e bitcoin.

“Este será o maior acidente da história mundial. Nunca tivemos tantas dívidas aumentadas. A dívida é o maior problema de todos, mas isso é chamado de ‘M2’, oferta de moeda, e a relação dívida / PIB está fora de vista. Então, quando chegar [e] derrubar tudo junto, vou comprar mais ouro, prata e bitcoin. ”

De fato, existe uma correlação clara de queda em momentos de incerteza econômica. Em março de 2020, quando os mercados globais colapsaram, todos os demais ativos caíram juntos, incluindo ouro e o bitcoin, que despencou mais de 50%.

Contudo, foi notória a recuperação do bitcoin e do ouro após o crash. É possível notar que ativos escassos e de proteção costumem ter um desempenho extraordinário após os momentos de turbulência.

Este movimento pode ser explicado pela chamada crise de liquidez. O que ocorre após uma queda geral do mercado, é que indivíduos e instituições costumam precisar de dinheiro, normalmente moeda fiduciária, para honrar compromissos financeiros, como dívidas, contratos futuros e semelhantes. Neste cenário, ativos líquidos, isto é, que podem facilmente ser vendidos no mercado, como bitcoin e ouro, tendem a se depreciar por conta desse novo choque de oferta.

“Quando os mercados quebram, é a melhor hora para ficar rico. Então, estou ficando muito animado com a vinda de um crash porque as melhores ações estarão disponíveis… Infelizmente, haverá uma agitação social massiva. É com isso que estou mais preocupado porque não reinvestimos. O [Federal Reserve] e o Tesouro investiram apenas na classe de investidores, [e não] na classe trabalhadora. ”

Qual sua opinião sobre as falas do autor? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Os EUA não vão proibir o Bitcoin como fez a China, afirma presidente do Banco Central

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
Blockchain
icon junho 6, 2025

Blockchain: a solução contra fraudes no INSS?

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza