Ícone do site Criptonizando

Adoção da Lightning Network do Bitcoin apresenta problemas

Lightning Network do Bitcoin

Lightning Network do Bitcoin

Nos últimos cinco anos, a Lightning Network surgiu como a solução tecnológica para o problema de escalabilidade do Bitcoin.

No entanto, seu desenvolvimento foi lento e enfrentou obstáculos significativos, como falta de liquidez e riscos potenciais.

Lidar com esses obstáculos exigirá um esforço colaborativo entre soluções centralizadas e descentralizadas, abrindo caminho para uma adoção mais ampla da Lightning Network e aumento do uso do Bitcoin.

Por enquanto, o protocolo Lightning Network conta com mais de 16.000 nós, com um total de 75.647 canais de pagamento. Desde 2020, o número de nós aumentou 240%.

A capacidade atual da rede é superior a 5400 BTC, com a capacidade média do nó em 0,333 BTC.

De acordo com um estudo recente, a maioria dos nós está localizada em países desenvolvidos. Alemanha, Canadá e Holanda têm cerca de 10.000 nós entre eles, enquanto cerca de metade de todos os nós existentes são baseados nos EUA.

Os aplicativos Lightning Network (LApps) ou carteiras LN fornecem acesso a canais de transação off-chain. Atualmente, existem mais de 70 LApps ou carteiras no mercado.

Embora a popularidade e a adoção do LN estejam aumentando, ele apresenta alguns riscos dos quais os usuários podem não estar cientes.

Primeiro, os canais do LN são fundamentalmente anônimos e descentralizados, o que significa que a responsabilidade é compartilhada exclusivamente pelas partes envolvidas.

Isso cria uma grande preocupação no caso de uma das partes acabar sendo uma má pessoa (por exemplo, quando ambas as partes estão no canal de pagamento, uma pode fechar o canal e embolsar os fundos enquanto a outra parte está offline).

Em segundo lugar, como todas as transações são registradas fora da blockchain, exceto a última liquidação, todos os fundos podem ser perdidos se algum participante fechar o canal. Essa questão vai contra o princípio fundamental da tecnologia blockchain, que é garantir a transparência.

Em terceiro lugar, existe o risco de ataques cibernéticos mal-intencionados que podem interromper as transações e aumentar o congestionamento da rede.

Um relatório da Florida International University mostrou que bots maliciosos podem ser configurados para atacar os servidores do canal Lightning Network.

Ao violar a rede, eles podem criar vários canais e fechá-los simultaneamente, resultando em congestionamento maciço e fornecendo uma janela de oportunidade para hackers roubarem fundos de seus alvos.

E quarto, há o risco de inadimplência da contraparte. Se um dos participantes não tiver fundos suficientes para cobrir seu saldo, a transação falhará e os fundos serão perdidos.

Esses riscos e preocupações impedem o potencial mais amplo do LN. O primeiro passo para proteger a rede é melhorar o conhecimento e a experiência do usuário, por exemplo, tornando os canais LN fáceis de configurar e usar.

Além disso, deve haver uma forte ênfase na melhoria da qualidade do nó. Muitos operadores gerenciam seus nós por meio de ecossistemas de software avançados especiais, mas devem equilibrar seus canais adequadamente.

Isso reduz a velocidade da rede, tornando as transações mais lentas e prejudicando o caso de uso fundamental do LN.

E, por último, o que o LN poderia usar é um dispositivo plug-and-play barato que os usuários poderiam simplesmente conectar a uma tomada elétrica e configurar facilmente, para otimizar automaticamente todas as configurações de rede e o desempenho do nó.

No geral, a Lightning Network foi criada como uma solução para os problemas de escalabilidade da rede Bitcoin, tornando as transações mais rápidas, baratas e eficientes.

No entanto, esses benefícios não serão amplamente recebidos se os riscos atuais e os problemas de liquidez continuarem existindo.

Portanto, os operadores e desenvolvedores devem melhorar a experiência do usuário e os recursos de segurança das plataformas LN daqui para frente e introduzir soluções eficazes para o LN se quiserem aumentar sua adoção em outras regiões.

Por fim, observamos uma correlação entre o aumento das soluções da camada dois e as taxas de transação na camada um.

Essa tendência é particularmente evidente no Ethereum, onde o aumento nos preços médios do gás de 2020 a 2022 levou muitos desenvolvedores a explorar soluções de camada dois. Isso resultou no surgimento de novas soluções de dimensionamento de camada dois.

No entanto, as taxas de transação na rede Bitcoin não são tão significativas, levando a maioria dos usuários a confiar na camada nativa.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile