O governo da Alemanha foi responsável por fechar 47 corretoras de criptomoedas atuando de forma irregular no país. O Gabinete Central de Combate ao Crime na Internet foi o responsável pela operação, que teve como alvo empresas que não cumprem as regulações necessárias no país.
Conforme destacado, as exchanges fechadas não cumpriam com as políticas de KYC (Know Your Costumer), que tem como objetivo impedir crimes financeiros, lavagem de dinheiro, financiamento de atividades ilícitas e sonegação de impostos.
Dessa forma, estas plataformas atraíram clientes variados, como hackers, vendedores de mercados ilícitos e outros atores infratores da lei.
Agora, as autoridades alemãs vão iniciar investigações das empresas, bem como dos seus clientes. No entanto, muitos dos clientes destas empresas são de países estrangeiros, o que pode dificultar muito as investigações.
Ainda assim, as instituições alegaram que são capazes de encontrar os envolvidos através dos dados obtidos nestas empresas. Estes dados incluem o IP dos clientes.
O governo da Alemanha destacou:
“ESTA FOI SUA ÚLTIMA NEGOCIAÇÃO! Isto é para vocês, afiliados de ransomware, operadores de botnets e fornecedores de darknet: Durante anos, os operadores destes serviços de negociações criminosas levaram-no a acreditar que o seu alojamento não pode ser encontrado, que não armazenam quaisquer dados dos clientes e que todos os dados são eliminados imediatamente após a transação.
Um centro aparentemente não regulamentado que lhe permite lavar o produto das suas atividades criminosas sem medo de ser processado. Do nosso ponto de vista: nada além de promessas vazias!
Encontramos seus servidores e os apreendemos – servidores de desenvolvimento, servidores de produção, servidores de backup. Temos os dados deles – e, portanto, temos os seus dados. Transações, dados cadastrais, endereços IP. Nossa busca por vestígios começa. Vejo você em breve.”
Governo da Alemanha e os 50 mil bitcoins
O governo da Alemanha vendeu recentemente 50 mil bitcoins, que foram obtidos em uma apreensão contra um site de pirataria. A venda dos bitcoins provocou uma leve pressão de venda, que fez o preço cair na época.
No entanto, o preço do bitcoin já se recuperou, e é negociado atualmente acima dos US$ 62 mil. Notavelmente, as regulações europeias estão se tornando mais rígidas com o tempo.
Leia mais: Quantos bitcoins a Alemanha ainda possui?