Amazon colabora em programa piloto para novo CBDC do FMI

A Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) publicou um whitepaper que propõe condições para o uso de moedas digitais do banco central (CBDCs), depósitos bancários tokenizados e stablecoins.

O white paper foi produzido em colaboração com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banca d’Italia e o Banco da Coréia, e atualmente está associado a um programa piloto do qual a Amazon e vários outros gigantes corporativos estão participando.

De acordo com o MAS, o lançamento do whitepaper foi apoiado por protótipos de software que visam demonstrar um conceito chamado Purpose Bound Money (PBM), que permite aos remetentes “especificar condições, como período de validade e tipos de lojas, ao fazer transferências em dinheiro digital entre sistemas diferentes”.

“O protocolo PBM foi projetado para funcionar com diferentes tecnologias de contabilidade e formas de dinheiro. Ele permite que os usuários acessem dinheiro digital usando o provedor de carteira de sua escolha. 

Com um protocolo comum, a mesma infraestrutura pode ser usada em vários casos de uso. As partes interessadas que usam diferentes provedores de carteira podem transferir ativos digitais entre si sem a necessidade de personalização.”

A MAS diz que a Amazon, a empresa de finanças digitais FAZZ e a empresa de entrega de alimentos e pagamentos digitais Grab estão participando de um caso de uso piloto envolvendo acordos de custódia para pagamentos de varejo online.

De acordo com o comunicado à imprensa, o whitepaper do PBM se baseia no Projeto Orchid da MAS, que foi lançado como uma iniciativa exploratória de vários anos para examinar possíveis aspectos técnicos e de design de um potencial sistema CBDC em Cingapura.

No whitepaper, os pesquisadores dizem que um novo ecossistema futuro de ativos digitais pode ser composto principalmente por CBDCs, passivos bancários tokenizados e stablecoins.

“O ecossistema de ativos digitais pode potencialmente facilitar transações mais eficientes, melhorar a inclusão financeira e liberar valor econômico. Moedas digitais do banco central (CBDCs), passivos bancários tokenizados e stablecoins potencialmente bem regulamentadas, juntamente com um conjunto de contratos inteligentes bem projetados, podem servir como meio de troca para esse novo ecossistema de ativos digitais.”

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum hoje
icon maio 20, 2025

Ethereum hoje: Vitalik Buterin lança plano audacioso para rodar nós

Escrito por Thiago Barboza
BRICS
icon maio 19, 2025

BRICS: moedas locais disparam na Europa e ameaçam hegemonia do dólar

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 16, 2025

USDT bate recorde de oferta e deve crescer 600% até 2030

Escrito por Thiago Barboza