Sergio Massa, atual Ministro da Economia e líder da corrida presidencial, conversou recentemente com o cientista da computação Santiago Siri. Na ocasião, Massa e Siri discutiram a possibilidade do governo começar a minerar bitcoin.
Confira publicação feita no Instagram oficial de Sergio Massa, que é o candidato apoiado pelo atual governo em vigor:
“Conversamos sobre bitcoin e criptomoedas com Santiago Siri, referência mundial argentina neste tema com muitas ideias para contribuir.”
No vídeo, Siri destaca que a Argentina poderia se tornar um país pró-Bitcoin. Além disso, o governo poderia utilizar os recursos energéticos excedentes de Vaca Muerta para minerar bitcoin.
Em sequência, Siri destacou que o bitcoin é como um novo ouro do século 21, e que o governo da Argentina poderia utilizar a criptomoeda como ativo de reserva:
“Tivemos uma reunião positiva com o ministro para poder estudar como a Argentina poderia se tornar uma República pró-Bitcoin, onde podemos usar, por exemplo, o gás de Vaca Muerta para poder minerar.
Bitcoin é como o ouro digital. Sabemos que há 21 milhões de unidades e não se pode gerar mais. É um ativo de tesouraria muito útil e uma reserva de valor de longo prazo, e a Argentina poderia adicioná-lo nas contas públicas do estado de uma forma soberana.”
Curiosamente, Massa é um dos responsáveis diretos pela hiperinflação que a Argentina vem passando nos últimos anos.
Mineração de Bitcoin com excesso de energia
A mineração de Bitcoin é uma atividade altamente competitiva e que utiliza muitos recursos energéticos. A título de comparação, a mineração da criptomoeda utiliza mais eletricidade do que países inteiros, como a Argentina.
Por conta deste fator, a mineração tende a se concentrar em locais onde a energia é abundante e de baixo custo. Como consequência deste cenário, a mineração tende a se concentrar em locais onde há produção de eletricidade, como em plataformas de petróleo e locais de extração de gás natural.
De fato, a Argentina poderia utilizar o gás de Vaca Muerta para minerar o principal ativo digital. Potencialmente, o bitcoin poderia se tornar um dos principais ativos de reserva do governo do país, que passa atualmente por uma hiperinflação.