Raoul Pal, CEO da Real Vision e ex-executivo do Goldman Sachs, acredita que Bitcoin deve disparar nos meses seguintes, dada duas tendências macro-econômicas.
Pal, que é conhecido por suas análises envolvendo macroeconomia, apontou para dois gráficos distintos. O executivo publicou o preço do BTC em comparação com o Agregado Monetário Global M2 e com o Índice de Liquidez Global.
Notavelmente, o preço do bitcoin tem se correlacionado com ambos os gráficos. De forma geral, quanto maior o aumento da base monetária e da liquidez global, melhor tende a ser o desempenho do Bitcoin.
Confira o gráfico abaixo:
O Agregado Monetário M2 mede a oferta total de dinheiro na economia. Quanto maior a oferta monetária, maior tende também a ser a inflação geral dos produtos, serviços, bem como dos mercados financeiros.
Notavelmente, reservas de valor tendem a ser mais buscadas quando a inflação está mais alta. Neste contexto, o bitcoin se destaca como uma reserva de valor líquida e internacional.
Pal afirmou:
“Aguentem firme, touros. Parece uma eternidade presos na ‘Zona Chata’, mas finalmente há alguma luz no fim do túnel. A liquidez está aumentando novamente, e o Bitcoin – sendo extremamente sensível a mudanças nas condições de liquidez – tem o potencial de se mover explosivamente conforme a liquidez nova flui para o sistema.
O ambiente macro está mudando. Uma grande onda de liquidez está agora no horizonte, e quando ela chegar, o Bitcoin parece preparado para um forte impulso para cima no quarto trimestre. Paciência é o nome do jogo agora.”