Ícone do site Criptonizando

Banco de Peter Schiff, crítico do Bitcoin, é suspenso em Porto Rico

Peter Schiff - inflação

O Euro Pacific Bank, de propriedade de Peter Schiff, um grande crítico do Bitcoin, foi suspenso pelo regulador financeiro de Porto Rico. 

Schiff afirma que “não há evidências de crimes”, alertando que “as contas estão congeladas e os clientes podem perder dinheiro”.

Peter Schiff é conhecido pelo seu entusiasmo com o ouro, que ele afirma ser uma reserva de valor superior ao bitcoin.

O Euro Pacific Bank foi suspenso pelo Gabinete do Comissário de Instituições Financeiras de Porto Rico, também conhecido como Oficina del Comisionado de Instituciones Financieras (OCIF).

Insistindo que não há evidências de crime financeiros pelo banco, Schiff twittou no domingo:

“Apesar de nenhuma evidência de crimes, os reguladores de Porto Rico fecharam meu banco de qualquer maneira por questões de capital líquido… 

Como resultado, as contas são congeladas e os clientes podem perder dinheiro.”

O regulador financeiro anunciou em 30 de junho que emitiu uma “Reclamação e Cessação e Ordem de Desistir” e uma “Ordem Temporária Designando Administrador” contra a Euro Pacific.

“A ordem determina a suspensão das operações da Euro Pacific… devido ao seu crasso descumprimento dos requisitos mínimos de capital”, detalhou o OCIF. 

“Além disso, a ordem impõe multas administrativas da Euro Pacific totalizando US$ 765.000,00 por várias violações às leis e regulamentos administrados pelo OCIF.” 

O regulador elaborou:

“A grave situação de insolvência da Euro Pacific constitui justificativa legal suficiente para que o OCIF tome as medidas administrativas anunciadas hoje.”

O Euro Pacific Bank publicou um aviso em seu site, afirmando: 

“Estamos cumprindo e pausando as transações até pelo menos 7 de julho de 2022, a fim de revisar sua solicitação”.

Schiff está tentando vender o Euro Pacific Bank, mas alega que o OCIF bloqueou a venda.

“Eu tenho um comprador para o banco. Mas os reguladores não me deixam vendê-lo”, twittou Schiff, alegando que o comprador é “altamente qualificado” e prometeu “injetar capital muito além dos mínimos regulamentares”.

“Eles querem liquidá-lo para que a mídia, o IRS e o J5 possam fingir que está sendo fechado por evasão fiscal e lavagem de dinheiro, mesmo que não haja evidências disso no banco”.

Em outro tweet, Schiff admitiu que seu banco não está em conformidade com os requisitos mínimos de capital do país. 

Ele explicou:

“Minha equipe não entendeu as regras. Nós éramos novos no PR [Porto Rico]. Fomos obrigados a manter mais capital do que pensávamos.”

“Eu estava preparado para colocar o extra, mas o comissário do OCIF me disse que não precisava, pois a deficiência seria sanada pelos termos da venda”, afirmou.

Respondendo a uma pergunta no Twitter sobre quanto era o déficit e há quanto tempo os requisitos de capital eram um problema, Schiff disse: 

“Foram vários milhões”.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile