O National Australia Bank (NAB) se tornará a segunda das principais instituições financeiras do país a lançar uma stablecoin, afirmou um alto executivo ao Australian Financial Review (AFR).
A moeda, apelidada de AUDN, será lançada nas blockchains Ethereum e Algorand ainda este ano.
Howard Silby, diretor de inovação da NAB, disse à AFR que a stablecoin permitiria que os clientes liquidassem transações na blockchain em tempo real, usando dólares australianos.
O NAB será o segundo dos quatro grandes bancos da Austrália a lançar uma stablecoin, depois que o rival Australia and New Zealand Bank (ANZ) cunhou o seu próprio token, apelidado de A$DC, no ano passado.
Bancos individuais estão trabalhando em suas próprias stablecoins após uma tentativa fracassada de cooperar em uma única stablecoin do dólar australiano para todo o setor.
O projeto nunca saiu do papel devido a questões de concorrência e aos diferentes estágios em que cada banco estava em sua estratégia cripto.
Sob o comando do primeiro-ministro Anthony Albanese, que assumiu o poder em maio passado, a Austrália prometeu modernizar o sistema financeiro do país e atualizar sua estrutura regulatória para se adaptar às criptomoedas e outras inovações.
Enquanto isso, o banco central do país está avançando com um projeto de moeda digital do banco central (CBDC). Um piloto do projeto deve ser concluído em meados de 2023.
Em novembro do ano passado, o gestor de ativos por trás de dois dos primeiros fundos negociados em bolsa (ETFs) cripto do país solicitou a exclusão dos veículos de investimento após apenas seis meses de negociação, devido ao mercado global de baixa.
Leia mais: Bitcoin está se encaminhando para US$ 30 mil, afirma trader