Bank of America, JPMorgan Chase, Wells Fargo e quatro outras instituições financeiras por trás da rede de pagamentos Zelle estão colaborando para lançar uma carteira digital para os consumidores, informou o Wall Street Journal na segunda-feira.
A carteira será gerenciada pela fintech Early Warning Services (EWS), proprietária e operadora da Zelle.
A EWS fornece soluções de gerenciamento de risco para instituições financeiras, entidades governamentais e empresas de pagamento.
A companhia é co-propriedade do Bank of America, JPMorgan Chase, Wells Fargo, Truist, Capital One, PNC Bank e US Bank.
A nova carteira digital, que será vinculada aos cartões de débito e crédito dos compradores para pagamentos online, funcionará separadamente da Zelle.
Os bancos pretendem competir com outros provedores de carteiras terceirizadas, como Paypal e Apple Pay, pois estão preocupados em perder o controle de seus relacionamentos com os clientes, informou a publicação.
A EWS planeja lançar a nova carteira no segundo semestre deste ano. Visa e Mastercard já estão a bordo, e a fintech entrou em contato com outras redes de cartões, como a Discover Financial Services, para avaliar seu interesse em adicionar seus cartões à carteira.
A analista da Bernstein, Harshita Rawat, comentou a notícia em nota aos clientes na segunda-feira.
“Simplesmente leva muito tempo, uma experiência muito boa do cliente (que precisa ser melhor do que os concorrentes, não apenas semelhantes) e uma proposta de valor comercial atraente para criar os efeitos de rede bilateral nos pagamentos para alcançar a escala.”