Ícone do site Criptonizando

Binance confirma compra do CoinMarketCap – Conflito de interesses? CEO explica em entrevista

-lavagem-dinheiro-fisco-binance-coinmarketcap-coin-market-cap-compra-dados-criptomoedas-bitcoin-bnb-cz-ceo-conflito-interesse-mercado-volatilidade

A Binance, principal exchange de criptomoedas do mundo, confirmou nesta quinta-feira (02), a compra da plataforma de dados sobre criptoativos, CoinMarketCap, e Changpeng ‘CZ’ Zhao falou sobre as preocupações da comunidade sobre conflitos de interesse.

Em entrevista ao Coindesk, CZ, CEO da Binance, disse que “é um site muito bom” e que acredita que a exchange pode ajudá-lo a “expandir ainda mais”.

Conflito de interesse

CZ declarou que, embora o mecanismo de geração de dinheiro do CoinMarketCap “não seja tão forte quando a Binance, eles têm os usuários”, ressaltando que “é uma plataforma muito valiosa” por ter mais usuários do que qualquer outro produto no setor de criptomoedas.

O CEO também disse que o domínio do CoinMarketCap permanecerá independente da Binance em uma holding, endereçando possíveis preocupações sobre conflitos de interesse. Segundo as empresas:

“Enquanto a exchange de criptomoedas da Binance e seu token nativo BNB estão listados no CoinMarketCap, as duas empresas são entidades separadas que mantêm uma política estrita de independência uma da outra.”

De acordo com o comunicado, “a Binance não tem influência nos rankings do CoinMarketCap, enquanto o CoinMarketCap não tem influência sobre as operações da Binance”.

Sobre a compra

Brandon Chez, fundador do CoinMarketCap, disse que a plataforma seguirá e aplicará rigorosamente os critérios de listagem independentes, métodos de cálculo de fornecimento em circulação e metodologia de classificação de métricas de liquidez.

Segundo ele, não haverá nenhuma mudança nas relações de trabalho, “mesmo com empresas consideradas competitivas com os negócios da controladora”.

“Embora a Binance não esteja executando o CoinMarketCap em nenhuma capacidade operacional, eles compartilharão suas melhores práticas na criação e operação de empresas com a equipe do CoinMarketCap”, concluiu.

CZ por sua vez, declarou que a compra “permitirá aproveitar os pontos fortes um do outro, servindo conjuntamente como fornecedores de infraestrutura de criptomoedas”.

Com a nova aquisição, Chez será substituído como CEO por Carylyne Chan, atual diretora de estratégia da organização. O fundador do CoinMarketCap disse que pretende focar na família depois de 7 anos dirigindo a empresa, mas afirma que continuará como consultor.

A notícia sobre a compra da plataforma de dados foi dada pelo The Block, na terça-feira, 31 de março.

Na ocasião, o veículo de notícias informou que a Binance estava pagando R$2 bilhões pelo CoinMarketCap. Contudo, as empresas não citaram valores.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile