Ícone do site Criptonizando

Bitcoin: a maior transferência de riqueza da história – A nova elite financeira mundial

Bitcoin

O Bitcoin (BTC) está provocando a maior transferência de renda já vista na história da humanidade, algo maior do que as revoluções tecnológicas do último século.

De tempos em tempos, certas tecnologias recém-criadas pela engenharia humana são capazes de inaugurar novas eras na humanidade, cujas consequências muitas vezes são inimagináveis para a maioria das pessoas.

Foi o caso, por exemplo, da Prensa de Gutenberg, a primeira impressora analógica de livros economicamente viável e de alta qualidade. Uma criação aparentemente simples, mas que provocou pelo menos 3 grandes revoluções que impulsionaram a humanidade para uma nova era do conhecimento humano.

Com o barateamento expressivo do custo de produção de livros, que anteriormente precisavam ser transcritos manualmente, muito mais pessoas puderam ter acesso ao conhecimento humano.

O barateamento da produção de livros provocou mais adiante a Reforma Protestante (com a diminuição do custo de produção de Bíblias), a revolução científica dos séculos 16, 17 e 18, e por consequência, acelerou a produção e disseminação de conhecimento que provocaram a Revolução Industrial.

Padrão Bitcoin

O Bitcoin está se estabelecendo como a evolução lógica do dinheiro, a próxima etapa da economia e das finanças mundiais. O cripto-ativo, desenvolvido por Satoshi Nakamoto, alcança agora a marca de US$ 1 trilhão em capitalização de mercado, cerca de 10% do valor do ouro, um ativo financeiro que está com a humanidade há pelo menos 5 mil anos.

Os feitos do Bitcoin até o momento são impressionantes. O seu efeito de rede já se espalha pela economia global, o tornando um porto seguro digital, um cofre no ciberespaço virtual intangível, especialmente para as novas gerações.

Apesar da sua atual importância para centenas de milhões de indivíduos, o Bitcoin ainda possui um longo caminho a ser percorrido, caso ele venha se tornar o ativo financeiro mundial dominante, semelhante ao dólar americano, ou ao ouro no passado.

Mais de 90% dos bitcoins já foram minerados, marca que foi alcançada recentemente. Os primeiros investidores do Bitcoin, que acumularam moedas no 1º grande ciclo de adoção, tiveram a oportunidade de comprar milhares ou dezenas de milhares de btcs.

Na segunda onda, que ocorreu por volta de 2013, muitos investidores de varejo puderam acumular centenas de moedas. Em 2017, um começo prematuro da entrada de players institucionais, muitos tiveram que se contentar com unidades inteiras de bitcoin.

No ciclo de 2021, a maior parte das pessoas que entraram agora no mercado, só podem comprar frações de 1 bitcoin inteiro. Para melhorar essa perspectiva, lembre-se que 1 btc = 100 milhões de satoshis.

A cada ciclo de adoção, o Bitcoin se torna cada vez mais escasso conforme o número de players, a rede, o protocolo e a liquidez, crescem e permitem que o cripto-ativo se integre à economia mundial.

Mesmo grandes players, para acumular milhares de moedas hoje, precisam despender bilhões de dólares para conseguir  milhares de btcs, como foi feito pela MicroStrategy e a Tesla no ano passado.

Transferencia de riqueza

O Bitcoin está proporcionando a maior transferência de riqueza da história da humanidade em um período muito curto de tempo. Conforme o Bitcoin captura valor de diversos ativos, os bitcoiners se tornam progressivamente mais ricos, enquanto os que permanecem no sistema fiduciário, ficam mais pobres.

Como consequência, a nova elite financeira mundial será certamente composta pelos indivíduos que alocaram seus recursos nos primeiros ciclos de adoção de maneira significativa. Os próximos ultra-ricos provavelmente não serão mais banqueiros, ditadores, empresas próximas ao estado, ou órgãos de governos.

A nova elite será composta principalmente por criptógrafos, economistas monetários, entusiastas de tecnologia, programadores, libertários, visionários, grandes investidores e especuladores que despenderam recursos para acumular bitcoins no início da rede. 

Essa mudança tem o potencial de mudar o centro gravitacional de poder do mundo, que é controlado hoje pelas grandes elites financeiras. Os mais relutantes em adotar a nova tecnologia, correm riscos sérios de ter seu patrimônio diluído.

Endereço de BTC: 14i1WG55R26rimJUGBtFWMPMiuBdB527v1

Leia mais: Você será um mendigo em 10 anos se não entender isso

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile