Ícone do site Criptonizando

Bitcoin (BTC) está menos volátil que ações de empresas de tecnologia, destaca CEO da Binance

CEO da Binance diz que governos deveriam copiar o Yuan Digital

Uma das críticas mais comuns relacionadas ao Bitcoin (BTC) está relacionada a sua ainda alta volatilidade, que tem afastado certos players do mercado, e que ainda impede que o criptoativo seja utilizado como unidade de conta.

No entanto, o movimento dos mercados financeiros do último ano mostrou que a volatilidade do criptoativo não está tão elevada se comparada com o preço de ações de tecnologia, mesmo de empresas estabelecidas, como Apple e Tesla.

Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, destacou sua posição em entrevista para o Financial Times:

“Se você olhar para os últimos dois anos, se você olhar para o preço das ações de tecnologia versus o preço do bitcoin, muitas das ações de tecnologia são mais voláteis que o bitcoin. 

Se você olhar para os dados, o bitcoin é mais estável que o Tesla, o bitcoin é mais estável que a Apple.”

É importante destacar que a volatilidade do bitcoin está caindo constantemente desde a sua criação no início de 2009.

É natural que ativos mais estabelecidos, com maior capitalização de mercado e liquidez, possuam uma estabilidade maior de preços.

Conforme o btc se estabelece como uma reserva de valor reconhecida pelos mercados globais, o cripoativo tende a se manter menos volátil.

Além disso, outro ponto que justifica a alta volatilidade do criptoativo é o seu alto crescimento.

Sempre que um ativo financeiro sobe muito, é natural esperar correções que sejam proporcionais, uma vez que se torna muito atraente para os investidores realizar lucro ou rebalancear o seu portfólio.

Queda nos mercados

Uma ação de tecnologia que chamou atenção recentemente pela sua alta volatilidade foram os papéis da Netflix. As ações da empresa colapsaram cerca de -75% desde o seu topo histórico em outubro de 2021.

As ações da Netflix estão acompanhando uma correção geral no mercado acionário. O SP&500, índice que rastreia os preços das 500 maiores empresas dos EUA, caiu cerca de 12% desde a sua máxima histórica.

Apesar da crescente correlação do bitcoin com o mercado de ações, o criptoativo está se mantendo estável, sendo negociado a cerca de US$ 40 mil dólares.

Os investidores mais otimistas apostam na continuação de um mercado de alta, visto que o bitcoin ainda está distante de métricas importantes para o preço, como o modelo Stock-to-Flow.

Os analistas mais pessimistas afirmam que já chegamos ao bear market, e não veremos novos topos históricos até o próximo halving.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Clube de futebol Tigres vai aceitar bitcoin como pagamento

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile