Os desenvolvedores por trás do software Bitcoin Core, a implementação mais popular do protocolo do Bitcoin, anunciaram o lançamento da 22ª versão do cliente. Ao introduzir várias melhorias no software, o Bitcoin Core 22.0 é o primeiro grande lançamento a oferecer suporte à próxima atualização do protocolo Taproot, que deve ser ativada em novembro.
O desenvolvedor do Bitcoin Core, Gregory Maxwell, propôs pela primeira vez a atualização do Taproot em 2018 como uma forma de expandir a flexibilidade dos contratos inteligentes do Bitcoin enquanto aprimora sua escalabilidade e privacidade do usuário.
É considerada uma das atualizações mais importantes para o blockchain do Bitcoin desde a Segregated Witness (SegWit) em agosto de 2017, que removeu alguns dados de assinatura para permitir que os mineradores incluíssem mais transações em blocos.
O único recurso notável do Taproot é que, por meio de um mecanismo chamado assinaturas Schnorr – uma alternativa ao mecanismo atual de carteira com várias assinaturas do Bitcoin – os usuários podem combinar suas chaves públicas para criar uma nova chave pública, reduzindo significativamente o tamanho dos dados de pagamentos com várias assinaturas e ajudando a descongestionar a rede.
Embora a lógica de ativação do Taproot tenha sido incluída na versão anterior do Bitcoin Core, ainda havia obstáculos a serem superados para que a atualização fosse realmente ativada. Após vários meses de debates acalorados, os desenvolvedores do Bitcoin concordaram em um mecanismo de ativação chamado Speedy Trial com uma janela de três meses para os mineradores sinalizarem para a atualização.
Agora, com o Bitcoin Core finalmente suportando Taproot, assim que a atualização for ativada, as novas regras do protocolo serão aplicadas para validar as transações.
Outras mudanças notáveis no Bitcoin Core 22.0 incluem suporte completo à interface gráfica do usuário (GUI) para carteiras de hardware, o que significa que os usuários agora podem conectar uma carteira Bitcoin Core a dispositivos externos como Ledger, Trezor ou Coldcard.
O software Bitcoin Core é compatível com carteiras de hardware desde a versão 0.18.0, no entanto, os usuários tinham que usar uma interface de linha de comando (CLI) para utilizar este recurso. O suporte da GUI torna esse processo muito mais fácil, embora ainda seja necessário algum trabalho manual para assinar as transações.
Além disso, o Bitcoin Core 22.0 removeu o suporte para o navegador anônimo Tor v2 em favor do Tor v3, ao adicionar suporte para o Invisible Internet Project (I2P), uma rede de comunicação anônima descentralizada que pode ser usada como uma forma alternativa de aumentar a privacidade do usuário por meio de blindagem de Endereços IP durante transações na rede.
No geral, mais de cem indivíduos são creditados como contribuintes diretos para o lançamento mais recente, com Wladimir Van Der Laan, principal mantenedor do Bitcoin Core, supervisionando o desenvolvimento.
Leia mais: Pacote de gastos dos EUA devem incidir impostos sobre criptomoedas