Ícone do site Criptonizando

Bitcoin dispara na Turquia a medida que moeda local despenca

Turquia - Bitcoin

A Turquia, um país com 84 milhões de habitantes, localizado entre a Europa, Ásia e Oriente Médio, sofre com uma hiperinflação que vem corroendo diariamente o poder de compra da moeda local, a lira turca. Como consequência, a população vem recorrendo cada vez mais ao Bitcoin e a cripto-ativos para se proteger.

A desvalorização da moeda já é um problema de longa data para o país. Desde 2008, a lira turca perdeu mais de 90% do seu poder de compra em relação ao dólar americano. Mas esse processo se acelerou nos últimos meses.

Em apenas 1 mês, a lira saiu de 11:1 para uma máxima de 16:1 em comparação com o dólar, uma queda de 31% em um curto período de tempo.

A situação do real brasileiro ou do peso argentino não são muito diferentes a da lira turca. Moedas de países subdesenvolvidos vem se enfraquecendo constantemente nos últimos anos.

Plano do governo

Em 21 de dezembro, o Wall Street Journal informou que o presidente Recep Tayyip Erdogan anunciou um plano de resgate para encorajar os turcos a colocar seu dinheiro de volta na moeda local. 

Isso resultou em um leve fortalecimento da Lira, mas ela ainda perdeu metade de seu valor em relação ao dólar desde o início do ano.

O governo declarou que garantiria os retornos dos depósitos em Lira a taxas semelhantes às de moedas estrangeiras. Os turcos precisariam depositar a moeda em contas fixas com uma taxa de juros mínima, mas o estado compensaria as diferenças que perdesse em relação ao dólar.

O governo não especificou como pagaria pelo incentivo e os economistas sugeriram que o banco central continuará imprimindo dinheiro.

Leia mais: Bitcoin Bonds: entenda como a Cidade do Bitcoin vai ser financiada em El Salvador

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile