Bitcoin e criptomoedas vieram para ficar, afirma ex-economista-chefe do Banco Mundial

O ex-economista-chefe do Banco Mundial, Lawrence Summers, afirmou que o Bitcoin e as criptomoedas vieram para ficar, mas destaca a sua utilização como método de pagamento.

Em uma entrevista para a Wall Street Week da Bloomberg, Summers compartilha suas opiniões sobre a evolução do papel das criptomoedas nos mercados globais.

Summers destaca que, historicamente, os investidores apreciam a oportunidade de investir em ativos que parecem separados das rotas tradicionais de investimento. 

Por muito tempo, observa Summers, as pessoas buscaram pelo ouro como um investimento que existe fora das mãos de uma autoridade central. Agora, ele prevê, os investidores continuarão a utilizar Bitcoin e outros criptoativos da mesma maneira.

“Existe um desejo humano de longa data de possuir um ativo que parece separado e à parte do funcionamento do dia-a-dia do governo? […] A história mostra que sim.

Acho que o ouro tem sido o principal ativo desse tipo há muito tempo. E eu acho que a criptomoeda tem uma chance de se tornar uma forma acordada, que as pessoas que procuram pela segurança para manter riqueza. 

Então, meu palpite é que as criptomoedas estão aqui para ficar e provavelmente vieram para ficar como uma espécie de ouro digital e se você imagina que a criptomoeda se tornou metade ou até um terço do valor total do valor do ouro, isso seria uma apreciação substancial dos níveis atuais e é por isso que acho que há uma boa perspectiva de que a criptomoeda fará parte do sistema por bastante um tempo. ”

Embora Summers não acredite que as criptomoedas ou o Bitcoin evoluirão para se tornar uma unidade de conta, ele antecipa que os ativos digitais podem desempenhar um grande papel no mundo do comércio pela Internet.

“Mas as criptomoedas vão inaugurar algum tipo de paraíso libertário? A maioria de nós vai fazer a maior parte de nossos pagamentos usando Bitcoin ou algum outro criptoativo? Eu duvido disso. Isso vai ser algo fundamental para o comércio na internet? Pode ser uma parte importante do comércio na Internet. É assim que eu pensaria sobre isso. ”

Qual sua opinião sobre as falas de Lawrence? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Nic Carter está otimista sobre a possível repressão à mineração de bitcoin na China, entenda

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

República na Rússia enfrenta crise energética com fazendas de Bitcoin escondidas em cavernas
icon novembro 21, 2024

Rússia proíbe mineração durante o inverno em algumas regiões

Escrito por João Victor
Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
icon novembro 21, 2024

Bitcoin está próximo de alcançar real brasileiro em capitalização

Escrito por João Victor
China
icon novembro 20, 2024

Bitcoin não é proibido na China, destaca tribunal

Escrito por João Victor