Ícone do site Criptonizando

Bitcoin é usado em protestos em Ottawa após GofundMe bloquear arrecadações

Comboio da liberdade - Ottawa - Canadá - Bitcoin

O GoFundMe, uma fintech centralizada para arrecadação de fundos, bloqueou cerca de US$ 10 milhões arrecadados para financiar os protestos contra imposições sanitárias em Ottawa, no Canadá. Como consequência, o Bitcoin está sendo utilizado como uma alternativa incensurável para a arrecadação de fundos.

Está acontecendo em Ottawa um dos maiores protestos da história do Canadá, liderado por um grupo de caminhoneiros que está sendo chamado de “Comboio da Liberdade”.

O protesto, que já é o maior comboio de caminhões da história, já dura a alguns dias e a polícia local e o governo temem que a iniciativa tenha se tornado uma ocupação.

Alguns vídeos no Twitter mostram os manifestantes construindo pequenas habitações de madeira para suportar mais tempo no local. Estoques de comida e diesel também estão sendo preparados.

Segundo relatos, o grupo tem planos de longo prazo e não pretende ceder até que “tenham sua liberdade de volta”, comentou um manifestante.

O bitcoiner identificado como NobodyCaribou, conversou com a Bitcoin Magazine sobre a ocupação:

“Eu estava conversando com um dos caminhoneiros hoje e ele me disse ‘ou estou saindo daqui em uma viatura policial, um carro funerário ou Eu recebo minha liberdade’ e esse é o tipo de energia de longo prazo que temos”.

O primeiro-ministro, Justin Trudeau, coincidentemente adoeceu justo com a chegada dos caminhoneiros em Ottawa, e teve que deixar a cidade.

Arrecadação descentralizada

O GoFundMe, que estava sendo utilizado para arrecadar fundos para o protesto, cedeu à pressão do governo, da grande mídia e de parte da população, bloqueando os fundos que somavam cerca de US$ 10 milhões.

Parte da grande mídia pediu para que os fundos fossem roubados e doados para instituições de caridade ou para suposta indenização para a cidade, mesmo não havendo nenhum caso de violência ou depredação de patrimônio até o momento.

Como consequência, uma série de iniciativas descentralizadas para arrecadação de fundos por meio do Bitcoin se iniciou. O site do bitcoiner Honkhonk Hodl arrecadou até o momento cerca de 336 milhões de satoshi, cerca de 3,36 bitcoins.

Cerca de 7,60 BCH também foram arrecadados pelo Bitcoin Cash Freedom Convoy.

Marty Bent, um entusiasta do Bitcoin, descreveu que o Gofundme “está defendendo o Bitcoin bem diante de nossos olhos”, acrescentando que o “Bitcoin é um imperativo e os eventos de hoje tornam esse fato mais evidente do que nunca.”

A natureza descentralizada e sem permissão da criptomoeda permite que qualquer um se integre à rede monetária sem qualquer tipo de restrição ou bloqueio por parte de empresas ou governos.

Qual sua opinião sobre os protestos em Ottawa? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Maior colapso econômico da história está próximo, os governos não tem saída

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile