Ícone do site Criptonizando

Bitcoin não é uma commoditie – entenda a explicação de Michael Saylor

Em uma entrevista recente, Michael Saylor, cofundador, presidente e CEO da MicroStrategy, a maior detentora corporativa de btc do mundo, explicou por que o Bitcoin (BTC) não se trata de uma commoditie.

A MicroStrategy, a maior empresa de inteligência de negócios do mundo, chamou a atenção do mercado após adotar uma estratégia de tesouraria agressiva com BTC. 

Além de converter todo o seu caixa no principal cripto-ativo, a companhia ainda alavancou bilhões para se expor ainda mais ao ativo.

Em 11 de agosto de 2020, a MicroStrategy anunciou por meio de um  comunicado à imprensa  que havia “comprado 21.454 bitcoins a um preço agregado de US$ 250 milhões” para usar como “ativo primário de reserva do tesouro”.

Saylor afirmou na época:

“Nossa decisão de investir em Bitcoin neste momento foi impulsionada em parte por uma confluência de fatores macro que afetam o cenário econômico e de negócios que acreditamos estar criando riscos de longo prazo para nosso programa de tesouraria corporativo – riscos que devem ser abordados proativamente. “

Desde então, a MicroStrategy continuou a acumular bitcoin e seu CEO se tornou um dos apoiadores mais ativos da criptomoeda. 

A empresa agora possui em caixa 125.051 bitcoins, que foram “adquiridos por ~ $ 3,78 bilhões a um preço médio de ~ $ 30.200 por bitcoin”.

Durante uma entrevista no episódio 128 do PBD Podcast – que foi transmitido ao vivo em 1º de março – Saylor explicou por que o Bitcoin não deve ser considerado uma commoditie.

Para o executivo, o Bitcoin deve ser considerado como um ativo singular, o único verdadeiramente escasso, diferente de qualquer outra mercadoria existente.

“A razão pela qual o Bitcoin é mágico é porque existem apenas 21 milhões. 

Posso criar mais imóveis na cidade de Nova York. Posso criar mais carros. 

Posso criar mais relógios de luxo… Posso criar mais ouro. Posso criar mais ações. Eu posso criar mais laços.

Eu posso criar qualquer mercadoria. Eles são commodities por definição. Com dinheiro e tempo suficientes, posso criar infinitos de qualquer um deles. Bitcoin é uma escassez.

[…] Tecnicamente, não está claro se há outra escassez, certo? Uma escassez é algo do qual ela é absolutamente limitada.

Se o preço subir um fator de mil ou um milhão, é absolutamente limitado. Não é o caso de ouro, soja, prata, ações, títulos, imóveis, casas unifamiliares, navios, aviões, trens, nada mais. Todo o resto poderia ser fabricado. 

E, claro, se o preço subir, o incentivo para fabricar mais aumentará, e é por isso que, você sabe, comprar uma casa não será necessariamente uma grande reserva de valor em uma economia inflada, porque você vai ter incentivos para que outra pessoa dilua o valor de sua casa.

Qual sua opinião sobre as falas de Saylor? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Você ainda pode ficar rico com o Bitcoin (BTC)? Entenda o potencial

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile