Ícone do site Criptonizando

Bitcoin Pizza Day: O feriado da criptomoeda e a pizza mais cara do mundo

pizza day bitcoin

Descubra o que é o Bitcoin Pizza Day, que atualmente é comemorado como um tipo de feriado do Bitcoin no dia 22 de maio.

O ano era 2010, e o Bitcoin era ainda uma pequena rede monetária de nicho. Pouco valor era transacionado no protocolo e Satoshi Nakamoto ainda se fazia presente no desenvolvimento da criptomoeda.

O preço do BTC na época era ainda extremamente volátil, e as primeiras cotações de mercado começaram a aparecer em negociações P2P e nas primeiras exchanges.

Foi então que Laszlo Hanyecz, um programador da Flórida, decidiu que queria comprar algo usando os seus bitcoins. Na época, não havia registro de nenhum comerciante que aceitasse a criptomoeda abertamente.

Laszlo decidiu que queria comprar pizza com Bitcoin. Segundo ele, esta seria uma boa escolha, porque comida é algo fundamental e a pizza é uma espécie de tradição para nerds. Então esta seria a melhor escolha para a primeira troca de bitcoin por um bem ou serviço que se tem registro. 

“Eu honestamente achei que seria muito legal se eu dissesse: Hey, eu troquei esse dinheiro da internet de código aberto por uma coisa do mundo real. E eu pensei: o que é melhor do que comida? Comida é uma necessidade básica. E pizza, você sabe, todo nerd entende pizza,” afirmou em entrevista.

Foi então que Laszlo foi ao fórum Bitcointalk e fez a seguinte publicação:  

“Eu vou pagar 10 mil Bitcoins por duas pizzas, tipo duas grandes, de forma que sobre algo para o dia seguinte. Eu gosto de ter pizza sobrando para mordiscar depois. Você mesmo pode fazer a pizza e trazer até a minha casa, ou comprar de um lugar e pedir a entrega, mas o que eu quero é comprar comida em troca de Bitcoins, assim eu não tenho que pedir ou preparar. É tipo pedir uma bandeja de café da manhã em um hotel ou algo do tipo, eles levam algo para comer e você fica feliz!

Eu gosto de coisas tipo cebola, pimenta, linguiça, cogumelo, tomate, pepperoni, etc… Coisa padrão, sem coisas esquisitas tipo peixe ou algo do tipo. Eu também gosto de pizzas comuns de queijo, que podem ser mais baratas de preparar ou comprar.

Se você estiver interessado, deixe-me saber e nós podemos fechar um acordo.

Grato,

Laszlo”

Sim, Laszlo estava disposto a pagar 10 mil bitcoins por duas pizzas. Na época, o bitcoin era negociado a uma fração mínima do seu preço atual. Poucos imaginavam que a criptomoeda chegaria a valores tão altos.

E algumas respostas à publicação ainda afirmaram que 10 mil bitcoins eram muito pouco para duas pizzas. Na época, os bitcoins poderiam ser convertidos em US$ 41.

Um indivíduo aceitou a proposta de Laszlo. O pedido foi feito por meio do Papa John ‘s, que entregou as pizzas para o americano. O pagamento em bitcoin foi enviado para o endereço: 17SkEw2md5avVNyYgj6RiXuQKNwkXaxFyQ.

“Só quero relatar que negociei com sucesso 10.000 bitcoins por pizza”, afirmou na época.

Em entrevista, Laszlo afirmou que não se arrependeu da troca. No entanto, ele afirma não ter acumulado mais bitcoins ao longo dos anos.

E foi dessa forma que ocorreu a primeira transação de Bitcoin da história por um produto. Desde então, os entusiastas da criptomoeda gastam seus bitcoins em 22 de maio para comprar pizzas e relembrar a data.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile