Ícone do site Criptonizando

“Bitcoin pode ser destruído pela China, a guerra fria da tecnologia chegou”, diz ex- CEO da Ripple

“Bitcoin pode ser destruído pela China”, diz ex- CEO da Ripple

Reprodução

O ex-CEO da Ripple, Chris Larsen, comentou que a China tem poder suficiente para assumir o controle do Bitcoin (BTC) e isso pode destruir a criptomoeda.

De acordo com o artigo publicado no The Hill, Chris diz que a “guerra fria da tecnologia chegou, e os EUA não estão ganhando”.

“Pelo menos 65% da mineração de criptomoedas está concentrada na China, o que significa que o governo chinês tem a maioria necessária para exercer controle sobre esses protocolos e bloquear ou reverter transações de forma eficaz”, declara o ex-CEO.

Chris acredita que a China está subsidiando “a vasta quantidade de energia” para manter um controle rígido sobre a maior blockchain do mundo.

A província chinesa de Sichuan sozinha responde por 54% de todo o haxixe, enquanto os EUA e a Rússia lutam para construir enormes fazendas de mineração.

A centralização da mineração leva a preocupação sobre a capacidade da China poder realizar um ataque de 51%.

“À medida que o valor e a utilidade econômica do Bitcoin crescem, também cresce o incentivo para atacá-lo. Escolhemos a China para análise porque eles são o adversário potencial mais poderoso do Bitcoin e descobrimos que eles têm uma variedade de motivos salientes para atacar o sistema e uma série de capacidades maduras, tanto regulatórias quanto técnicas, para realizar esses ataques”, declara Chris.

Para ele, os EUA e a China já estão travando uma guerra fria econômica e tecnológica, embora os EUA estejam perdendo a liderança econômica.

De acordo com o artigo de Chris, a China está jogando com uma série de movimentos estratégicos que devem deixar os EUA preocupados quanto a manter a liderança econômica.

A China já alcançou o uso quase universal de pagamentos digitais internamente através de gigantes da tecnologia financeira, como Alipay e WeChat, e está prestes a emitir uma moeda digital controlada pelo Estado, o Yuan digital.

Enquanto os EUA estão lamentavelmente para trás, declara o ex-CEO, os meios pagamentos digitais nos Estados Unidos ainda estão tentando se recupera, dinheiro e cartões de débito ainda dominam.

Ainda não há iniciativa do dólar digital, e os EUA aprovaram apenas dois protocolos de blockchain, ambos controlados por mineradores na China, “o que coloca as empresas americanas de blockchain em grande desvantagem”.

“A China está vencendo a batalha financeira da guerra fria tecnológica. Como resultado, é mais provável que a China dite partes importantes de um novo sistema financeiro global, uma perda desnecessária para a qual tínhamos todas as ferramentas para vencer”, finaliza Chris Larsen.

Em 2018, Brand Garlinghouse, atual CEO da Ripple, afirmou que os países não adotariam a moeda controlada pelo regime comunista.

“Como sabemos que a China não vai intervir? Quantos países querem usar uma moeda controlada pela China? Isso simplesmente não vai acontecer”, declara Brand.

Entretanto, Jameson Lopp, acredita que seria quase impossível para o governo chinês apreender todos os mineradores.

“Existem provavelmente mais de mil fazendas de mineração espalhadas por toda a China; seria necessário algum esforço para o governo apreender todos eles. Suspeito que seria quase impossível para o estado começar a assumir o controle das instalações de mineração sem que as notícias vazassem para o resto do mundo”, finaliza Jameson.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile