Ícone do site Criptonizando

Bitcoin SV sofre ataque de mineração e transações ficam paradas

O Bitcoin SV, hard fork do Bitcoin, não está mais processando transações depois que um grande minerador começou a gerar blocos que não incluem nenhuma transação.

Em resposta ao evento, a Bitcoin Association entrou em contato com todas as exchanges relevantes para congelar as recompensas em bloco associadas ao ataque.

Ataque de bloco vazio

Conforme relatado por Todd Price – Especialista da Bitcoin Association – a maioria dos blocos do Bitcoin SV atualmente não inclui nenhuma transação. 

Por outro lado, o mempool da rede – que armazena transações esperando para serem incluídas em um bloco – ficou lotado de transferências não processadas.

“Isso pode causar problemas para os vários serviços no ecossistema, pois eles podem não ter alocado RAM suficiente para manter um mempool desse tamanho”, explicou Price.

Um ataque de bloco vazio ocorre quando os mineradores optam deliberadamente por não incluir transações nos blocos que processam, diminuindo a velocidade da rede para os usuários.

Embora qualquer minerador em qualquer rede de prova de trabalho possa optar por fazer isso, isso não terá um impacto substancial no desempenho da rede, a menos que uma grande maioria centralizada do poder de hash realize o ataque. 

Também é economicamente irracional conduzir o ataque, pois o minerador perde lucrando com as taxas de transação.

Além disso, Price argumentou que a mineração de blocos vazios viola o “contrato unilateral” que os mineradores devem manter com os usuários. Parte desse contrato, disse ele, é transmitir todas as transações para todos os nós.

“Embora o contrato não esteja definido em um único documento de texto, existem várias peças que juntas podem ser interpretadas como aspectos de uma relação contratual”, continuou ele.

“O white paper como manifesto técnico para o protocolo Bitcoin é um desses componentes.”

Apesar de não colher receitas de taxas de transação, os mineradores ainda têm direito ao subsídio de bloco fixo associado a cada bloco vazio. 

Mesmo na principal rede Bitcoin, os subsídios em bloco representam a grande maioria das receitas que mantêm os mineradores em funcionamento.

Como tal, o pedido da associação Bitcoin para que as exchanges congelem as recompensas em bloco do invasor destina-se a sufocar a fonte de força dos mineradores. 

Se o atacante continuar, ele será forçado a pagar o custo de energia implícito da mineração, sem nenhuma de suas recompensas padrão.

O Bitcoin SV sofreu ataques de 51% no passado devido à sua segurança relativamente baixa, permitindo que algumas transações fossem revertidas.

A rede Bitcoin – a maior cadeia de prova de trabalho de longe – enfrenta muito menos risco de um ataque de bloco vazio ou de 51% devido ao custo e competitividade de seu ecossistema de mineração.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile