Ícone do site Criptonizando

Bitcoin tem potencial para impulsionar transição energética global, afirma relatório

Mineradoras de Bitcoin

Mineradoras de Bitcoin

A crescente intersecção do Bitcoin e da indústria energética está revelando várias oportunidades inesperadas que poderiam potencialmente facilitar a transição energética global, de acordo com um relatório de Dylan Campbell e Alexander Larsen do IRM Energy and Renewables Group (SIG).

A mineração de Bitcoin é uma atividade intensiva no uso de energia elétrica. No entanto, devido às margens apertadas do setor, a mineração se concentra em locais onde a eletricidade é abundante. 

Por exemplo, é comum que mineradoras sejam instaladas em locais onde há produção elétrica. Dessa forma, quando há eletricidade em excesso, os mineradores podem trabalhar em capacidade máxima.

Os autores do novo artigo intitulado “Bitcoin e a transição energética: do risco à oportunidade” argumentam que o Bitcoin, famoso pelo seu elevado consumo de energia, poderia paradoxalmente emergir como um catalisador para a transição energética global.

No documento, a SIG destaca o papel crítico da energia na evolução das civilizações e a crescente urgência por fontes de energia limpas, viáveis ​​e acessíveis. Embora a intensidade energética do Bitcoin tenha atraído críticas, este relatório fornece uma perspectiva equilibrada, destacando os benefícios potenciais do consumo de energia do Bitcoin para o sector energético.

Na sua exploração das propriedades únicas do Bitcoin e das oportunidades potenciais que apresentam, Campbell e Larsen descrevem sete maneiras pelas quais o Bitcoin pode contribuir para um futuro abundante em energia, crucial para a prosperidade humana.

Ao incorporar mineradores de Bitcoin em soluções de resposta de controle rápido, os operadores de rede podem neutralizar os desafios da descentralização e da falta de inércia nestes geradores menores.

Os autores discutem ainda como a mineração de Bitcoin pode mitigar a queima/ventilação de gás natural, um contribuinte significativo para o aquecimento global. Ao aproveitar o gás encalhado ou o metano capturado da extração de petróleo e aterros sanitários, a mineração de Bitcoin se alinha aos esforços de mitigação das mudanças climáticas.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile