A BlackRock está sendo um assunto forte no mercado de criptomoedas nos últimos dias. Dessa vez, a maior gestora de ativos do mundo foi alvo de publicações no X afirmando que ela estava comprando XRP. No entanto, através de uma análise mais profunda, se percebe que essas falas não passam de boatos que carecem de fontes confiáveis.
A origem deste burburinho parece ser um tweet de uma conta de fake news, WallStreetBulls, que especulou sobre uma possível “mudança na confiança institucional em relação a ativos digitais mais sustentáveis e eficientes”.
Essa especulação foi amplificada por uma matéria publicada no Investing.com, que afirmava que a BlackRock estaria reavaliando sua posição em relação ao bitcoin (BTC) e migrando para o XRP, sem citar nenhuma fonte para isso.
Além disso, essa narrativa foi divulgada em massa por contas dentro da comunidade XRP, o que mostra ainda mais sinais de especulação. Com isso, alguns investidores de criptomoedas, como Mason Versluis, alertaram para a falta de evidências sólidas e pediram que os investidores não acreditassem em nada até que provas fossem apresentadas.
Embora seja verdade que a BlackRock tem demonstrado interesse no mercado de criptomoedas, não há evidências concretas que sugiram que ela esteja mudando seu foco do BTC para o XRP. A empresa apresentou, de fato, um pedido para um ETF de Bitcoin, mas esse processo tem enfrentado atrasos por parte da SEC e é pouco provável que a gestora mude o foco para uma altcoin antes de alguma sinalização da comissão.