Jair Bolsonaro, presidente da República, fez nesta sexta-feira (05) a sua primeira reunião no metaverso.
O encontro virtual reuniu o chefe do poder Executivo, no Palácio da Alvorada e o ministro das Comunicações, Fábio Faria.
Também fez parte da interação o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri.
A reunião foi documentada e divulgada pelo ministro Faria em seu perfil no Twitter:
“Realizamos a primeira reunião do governo federal no ambiente virtual com o apoio da Dual 360. Diretamente da Califórnia, nos reunimos com o Presidente da República para experimentar um outro nível de conexão no metaverso. O futuro chegou, e estamos acompanhando”.
Bolsonaro em reunião no metaverso, com óculos de realidade virtual
As imagens mostram os dois participantes, Bolsonaro e Faria, utilizando óculos de realidade aumentada.
Com isso, a interação entre ambos ocorre através de seus avatares, que se encontraram virtualmente em uma sala de reuniões totalmente digital.
É importante apontar que, no andamento da reunião, Faria informou dados sobre o mercado de games brasileiro:
“O Brasil, só em 2021, faturou US$ 2,3 bilhões em jogos, então isso representa muito já no nosso PIB”.
Além disso, na conversa, Bolsonaro aproveitou a oportunidade para falar sobre a redução de impostos para equipamentos relacionados a games que seu governo teria promovido.
“Queria deixar claro que desde o começo do nosso governo em 2019 nós baixamos, praticamente zeramos, vários equipamentos que são usados pelos gamers no Brasil. Nós sabemos que o número de pessoas que jogam games no Brasil e no mundo é fantástico. Principalmente entre jovens e mulheres”.
O presidente também ressaltou que “o Brasil está na vanguarda dessa nova tecnologia que atenderá a população como um todo”, se referindo ao 5G.
O tema foi introduzido à conversa pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manoel Bairrogi, que também estava presente no encontro virtual.
O crescimento do metaverso
Recentemente, diversas ações e discussões relacionadas ao metaverso têm ganhado força em vários setores empresariais.
Especialmente depois que o Facebook anunciou a mudança de nome para Meta e divulgou seu plano de construção do próprio ambiente de realidade virtual.
Devido a esta repercussão, outras grandes empresas, como Disney, Nike, Adidas, Elo e outras já demonstraram interesse pelo assunto.
LEIA MAIS: Exchange é hackeada e congela saques