Ícone do site Criptonizando

Brave: Desenvolvedores estão criando fork após o navegador violar a confiança dos usuários

brave-criptomoeda-anuncio-1024x640

Desenvolvedores estão criando um fork (bifurcação) do Brave, após o navegador baseado em blockchain perder a confiança de muitos usuários durante o fim de semana.

O navegador descentralizado que prega a liberdade de escolha de seus usuários foi colocado sob holofotes ao notarem que o Brave tem redirecionado seus usuários para empresas criptomoeda com links afiliados que garantem comissão ao navegador. Entre elas estão a Binance, Coinbase e Trezor.

O assunto foi motivo de muita discussão nas redes sociais e a empresa pediu desculpas nesta terça-feira (9) e disse que isso deixará de acontecer, além de prometer que isso não compromete a privacidade do usuário nem revela suas informações. Contudo, a revolta dos usuários levou desenvolvedores a decidirem criar um fork do navegador.

Conforme apontou o Decrypt, um grupo de desenvolvedores criou uma comunidade para criar uma versão alternativa do Brave sem links afiliados, adware e até o Basic Attention Token (BAT), que recompensa os usuários que escolhem assistir anúncios.

Apelidada de “Braver Browser”, ou “Navegador mais corajoso”, em tradução literal, a alternativa foi anunciada no dia 6 de junho e na segunda-feira (8) a equipe apresentou uma versão de testes já sem os links afiliados.

Segundo a equipe Braver, o lançamento completo removerá todos os adwares.

Para Eich, CEO da versão oficial do navegador, o trabalho não será fácil.

“Eles terão que renomear, também executar vários serviços e atualizações por conta própria. Não há carona nos nossos servidores”, declarou.

Em abril de 2019, a plataforma de mídia social Gab também bifurcou o Brave para distribuir seu token BAT na rede Lightning Network do Bitcoin.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile