Ícone do site Criptonizando

Britânico é sentenciado por enviar bitcoin para Estado Islâmico

estado-islâmico-isis-blockchain-terrorismo-telegram-mensagens

O site britânico de notícias – BBC News – relatou recentemente que um júri do Tribunal da Coroa de Birmingham considerou culpado o residente de Oadby, Leicestershire – Hisham Chaudhary – de usar bitcoin para financiar o grupo do Estado Islâmico e espalhar propaganda online.

De acordo com a investigação, o homem de 28 anos levantou milhares de libras e converteu os fundos em BTC. Mais tarde, ele enviou a quantia para libertar apoiadores de campos de detenção na Síria.

O consultor de vendas negou as acusações e afirmou que suas ações tinham um “propósito humanitário”. No entanto, a promotoria exibiu um vídeo de “jihad” – que Chaudhary espalhou pela internet.

Além disso, quando os policiais britânicos prenderam o homem em novembro de 2019, eles encontraram dispositivos em sua casa contendo registros de propaganda do EI. O chefe do Polícia Antiterrorismo do Nordeste – Detetive Chefe Superintendente Martin Snowden – comentou:

“Organizações proscritas representam um risco muito real para nossa segurança. Qualquer pessoa que demonstrar apoio a tal grupo, em qualquer forma, será processada sem exceção. Apesar do peso das evidências contra ele, Hisham Chaudhary tentou se apresentar como um humanitário. Ele é de fato um terrorista e foi reconhecido como tal pelo júri. ”

Os oficiais do tribunal consideraram o homem culpado de sete crimes sob a Lei do Terrorismo – quatro acusações de disseminação de uma publicação terrorista, duas acusações de financiamento do terrorismo e uma acusação de filiação a uma organização proscrita. Chaudhary será condenado em 3 de setembro.

Várias declarações no ano passado sugeriram que a organização terrorista – ISIS – pode possuir US$ 300 milhões em bitcoin.

No entanto, a empresa de análise de blockchain – Chainalysis – descreveu a teoria como improvável. O relatório lembrou que a transparência da criptomoeda não torna o armazenamento perfeito para fundos ilegais, já que os terroristas preferem dinheiro físico para essas operações.
Leia mais: Negócios com bitcoin na Nigéria crescem apesar de restrições do banco central

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile