Cardano (ADA) ainda pode subir em 2023?

A Cardano (ADA) tem mostrado sinais de recuperação, logo após passar por uma turbulência na semana passada, ao corrigir mais de 20% em apenas um dia.
A criptomoeda conta com uma queda de 91.35% desde sua alta histórica em 2021, o que não é exclusividade da ADA, mas preocupa investidores da concorrente do Ethereum (ETH).

De um lado do mercado de criptomoedas, a Cardano é criticada por não ter mudanças significativas em seu preço e pela demora em entregar suas atualizações. Já do outro lado, ela é defendida com a afirmação de que possui uma base sólida e um ecossistema em expansão, o que pode levar a uma valorização significativa de seu preço até o final de 2023.

Conforme observado por Sebastian Purcell, CEO da 1.2 Capital Management, a queda no preço da Cardano foi causada por preocupações relacionadas à SEC, mas desde então tem diminuído. Além disso, ele prevê que o veredito do caso Ripple terá um impacto substancial no preço da ADA e, se a Ripple vencer, a altcoin pode chegar a marca de US$0.50.

A correlação da Cardano com a Ripple acontece porque, assim como o XRP, token da empresa de pagamento, a ADA foi rotulada como um valor mobiliário não registrado pela SEC. Se a agência federal sair como perdedora do caso, a equipe da Cardano terá uma base para fortalecer sua posição de que a altcoin não é um security.

Os avanços da Cardano

Importantes métricas da Cardano também estão destacando a altcoin pelo lado positivo. Por exemplo, o número de endereços ativos, o volume de transações e o envolvimento de mídia social chegaram a um recorde histórico, mostrando como o ecossistema da plataforma de contratos inteligentes está gerando mais interesse e engajamento.

Além disso, a criptomoeda está focada em aplicativos descentralizados (dApps) e dá ênfase à sustentabilidade e escalabilidade. Isso pode ajudar a altcoin a atrair mais investidores, pois são áreas de interesse no mercado de criptomoedas.

Por outro lado, é válido ressaltar que não basta apenas crescer nas métricas mencionadas para que o preço da Cardano suba. Afinal, nem todos os investidores do meio cripto buscam saber os fundamentos de uma altcoin para investir e se importam apenas com o preço.

A Cardano possui apenas 5% de seus investidores em lucro, o que pode ser um sinalizador para que mais pessoas não invistam na criptomoeda. Como resultado, ela não tem volume de negociação e pode acabar sendo deixada de lado na indústria blockchain, mesmo tendo fundamentos sólidos para crescer.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 15, 2025

Pump.fun inova e vai distribuir receita com criadores: Chegou o momento da SOL brilhar?

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 20, 2025

Hackathon propõe uso de stablecoins para solução do mundo real

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon maio 19, 2025

Bitcoin: Jack Dorsey gera polêmica ao propor mudança de sats para bits

Escrito por Thiago Barboza