Ícone do site Criptonizando

Celsius obtém aprovação para vender bitcoin minerado para pagar credores

BlackRock anima mercado ao anunciar fundo privado de Bitcoin

A problemática empresa de criptoativos Celsius Network vai vender o seu estoque de bitcoin minerado para pagar os seus credores.

O juiz Martin Glenn, do Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York, tomou a decisão na terça-feira, apesar das objeções iniciais, incluindo aquelas relacionadas aos custos das operações de mineração de Bitcoin da Celsius.

A Celsius Mining, uma subsidiária da Celsius Network, juntou-se à sua controladora no processo de proteção de falência do Capítulo 11 no mês passado. 

Antes disso, a Celsius vendeu o bitcoin que minerou para financiar as operações da empresa, com a aprovação do tribunal agora efetivamente dando luz verde para continuar.

A Celsius extraiu um total de 432,30 BTC –no valor de cerca de US$ 10,3 milhões a preços atuais– em julho, de acordo com um documento apresentado antes da audiência. 

Os custos operacionais e de capital projetados da empresa excedem esse valor.

Embora o arquivamento da Celsius mostre que suas operações de mineração de Bitcoin inicialmente terão prejuízo, o juiz Martin Glenn disse que deixaria Celsius prosseguir com a venda do bitcoin minerado.

“Pode dar muito errado, mas vamos ver”, afirmou.

O advogado da Celsius, Ross Kwasteniet, no entanto, explicou que as perdas iniciais se devem ao fato de que a empresa só começou a minerar no ano passado e ainda está em processo de construção da instalação e obtenção de máquinas de mineração.

Kwasteniet também descreveu as operações de mineração de Bitcoin da Celsius como um “ativo principal”, acrescentando que a empresa espera que a situação financeira melhore nos próximos meses assim que a configuração estiver concluída.

Os que se opuseram à decisão incluíram o Conselho de Valores Mobiliários do Estado do Texas. 

Mais tarde, o órgão de fiscalização financeira do estado disse que estava satisfeito com a aprovação, pois foi esclarecido que o Bitcoin minerado seria vendido por dinheiro e não emprestado ou investido.

O conselho do comitê de credores não garantidos, que na semana passada se moveu para impedir a Celsius de vender seu bitcoin minerado, e o Trustee’s Office dos EUA também retiraram suas objeções, dizendo que estavam satisfeitos com as informações que Celsius havia fornecido sobre as finanças e orçamento da empresa.

No entanto, Shara Cornell, do US Trustee, disse que o escritório continua se opondo até obter mais informações sobre os custos da operação de mineração da empresa.

“Precisamos de mais informações para que possamos fazer uma determinação razoável”, disse Cornell.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Mineradora verde transforma lixo em bitcoin através da mineração

Sair da versão mobile