Ícone do site Criptonizando

Censura: Rússia começa a bloquear sites sobre criptomoedas

criptomoedas-rússia-bitcoin-governo-censura-bloqueio-sites-moedas digitais-criptoativos

Em uma nova onda de censuras contra negócios ligados ao Bitcoin e criptomoedas na Rússia, o governo do país começou a bloquear sites relacionados ao tema no país.

O Roskomnadzor, Serviço Federal da Rússia para Supervisão de Comunicações, Informação, Tecnologia e Meios de Comunicação de Massa, bloqueou seis páginas sobre o assunto.

Segundo publicação do Cointelegraph, após uma decisão oficial aprovada pelo Tribunal Distrital de Nyandomsky, os sites foram adicionados à lista de fontes proibidas da Rússia.

Essa não é a primeira vez que o país se posiciona sobre os criptoativos. Embora eles não sejam proibidos na Rússia, o governo de Vladimir Putin as considera perigosas e alega que a luta contra as criptomoedas é importante para combater a evasão de divisas da máfia russa.

O órgão censor Roskomnadzor vem proibindo sites de criptomoedas desde meados de 2015, e citou o posicionamento do Banco Central do país contra os ativos digitais e a proibição de “substitutos monetários” como base para mudança de humor dos órgãos de controle russos.

Para o governo da Rússia, as moedas digitais são uma fonte de acesso ao financiamento de grupos terroristas das ex-repúblicas soviéticas.

Contudo, em uma decisão judicial em 2018, o tribunal de São Petersburgo, segunda maior cidade da Rússia, suspendeu a proibição de 40 sites relacionados a criptomoedas.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile