Ícone do site Criptonizando

Chainalysis adiciona suporte para Lighting Network

Bitcoin ball

A plataforma de dados em blockchain Chainalysis adicionará suporte para pagamentos em Lighting Network, um protocolo de camada dois da blockchain Bitcoin, em fevereiro de 2022.

A integração tornará o software de conformidade Chainalysis Know Your Transaction disponível para empresas que processam pagamentos de Bitcoin por meio de nós Lightning. Isso também significa que os provedores de serviços de ativos virtuais (VASPs), como as bolsas, serão capazes de lidar com transações Bitcoin de uma forma compatível com os padrões globais.

“Não haverá nenhuma mudança na experiência do usuário da Lightning Network”, disse um porta-voz da Chainalysis.

A terminologia VASP, que a Chainlysis usou em seu comunicado à imprensa, vem diretamente da orientação da Força-Tarefa de Ação Financeira (FATF) que foi atualizada no final de outubro.

Embora não tenha o poder de emitir multas, mantém o órgão uma lista cinza para os países que considerarem justificar um maior monitoramento, e uma lista negra, para aqueles que não cooperaram. Cair em uma dessas listas tende a resultar em sanções econômicas de outros países participantes da FATF, como os EUA, e pode levar anos para sair delas.

As alterações mais recentes do FATF alteram a definição da organização de um VASP para “excluir participantes auxiliares que não fornecem ou facilitam ativamente qualquer uma dessas atividades cobertas, como entidades que fornecem serviços de Internet ou nuvem”. Isso deixaria de fora os desenvolvedores que contribuem para projetos de código aberto e mineradores.

A outra mudança, que atualiza a “regra de viagem”, diz respeito mais ao tipo de informação que as empresas serão capazes de coletar com o software de conformidade da Chainalysis. 

A regra de viagens exige que as instituições financeiras compartilhem dados com outras empresas ao enviar dinheiro. O FATF especificou que os dados para transações de criptomoedas de US$ 3.000 ou mais entrem VASPs.

“A Lightning Network resolve muitos dos desafios que impedem o protocolo Bitcoin de ser usado para micropagamentos e outros tipos de transação que reforçam a inclusão financeira”, disse Pratima Arora, diretora de produtos da Chainalysis. 

“Ao permitir que os clientes suportem de forma compatível às transações Lightning, esperamos aumentar a popularidade da rede e ajudá-la a crescer.”

A adoção da Rede Lightning, lançada em 2018, aumentou em um ritmo mais rápido em 2021 do que em qualquer outro ano. O número de nós na rede cresceu 68% no ano passado, de acordo com o Bitcoin Visuals. Mas este ano, o número de nós ativos cresceu 128% desde janeiro.

Leia mais: Windows pirata está roubando criptomoedas de computadores

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile