Ícone do site Criptonizando

China bane “Twitter descentralizado” baseado no Bitcoin

Jack Dorsey - web 3.0

O governo da China baniu o aplicativo Damus, uma espécie de Twitter descentralizado construído sobre o Bitcoin, da App Store apenas 48 horas após o seu lançamento.

O Damus é apenas um dos vários projetos atualmente sendo construídos sobre o Nostr, um protocolo descentralizado social financiado por Jack Dorsey, fundador do Twitter. 

No ano passado, o cofundador do Twitter doou 14 BTC para financiar o desenvolvimento da Nostr. O aplicativo também integra a Lightning Network do Bitcoin para pagamentos.

O Nostr é um protocolo de código aberto baseado em criptografia que visa se tornar a base de uma rede social global, descentralizada e resistente à censura. 

Qualquer pessoa pode criar um aplicativo em cima do Nostr; nesses aplicativos, os usuários não podem ser banidos e as postagens não podem ser censuradas, pois os clientes são executados por todos os usuários. 

Os desenvolvedores do Nostr criaram uma rede social semelhante ao Twitter compatível com a Apple, o Damus, como uma prova de conceito do potencial do protocolo. 

O Damus tinha acabado de ser lançado globalmente na terça-feira após obter a aprovação da Apple para ser listado na App Store.

Embora a Apple, a pedido dos governos nacionais, possa proibir aplicativos criados no Nostr como o Damus, nenhuma instituição pode censurar o protocolo.

Dorsey há muito tempo defende a adoção de plataformas de mídia social resistentes à censura. Enquanto atuava como CEO do Twitter em 2019, Dorsey financiou uma pequena equipe encarregada de criar um protocolo de mídia social descentralizado. 

Em setembro, os registros do tribunal revelaram que Dorsey pediu a Elon Musk, durante a aquisição do Twitter, para fazer a transição do aplicativo para um “protocolo de código aberto, financiado por uma fundação”.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Bitcoin está a caminho para US$ 1 milhão em 2025, afirma PlanB

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile