Ícone do site Criptonizando

China vs Suécia: Qual país lançará sua criptomoeda primeiro? Seriam moedas nacionais uma boa ideia?

criptomoeda china suécia

Não é novidade para ninguém que as entidades governamentais inicialmente não perceberam a criação das criptomoedas como algo positivo, justamente por serem moedas internacionais descentralizadas.

A Rússia, por exemplo, considerou ilegais os criptoativos por muitos anos, mas a tentativa não conseguiu impedir a adoção da tecnologia.

Por isso, os governos optaram por criar regulamentos — o que foi positivo para os hodlers (detentores de criptomoedas), que agora tem uma proteção legal, embora ainda limitada.

No entanto, em uma busca contínua para manter o poder, alguns países, como China e Suécia, já consideram lançar suas próprias criptomoedas.

RMB vs e-krona

A China anunciou o desenvolvimento de sua criptomoeda em 2014, mas nenhuma nova informação foi divulgada desde então.

Ao observar o banimento das ICOs em Pequim, que agora planeja banir também a mineração de criptomoedas, podemos imaginar que o governo esteja tentando abrir caminho para o token de sua moeda nacional, o Renminbi (RMB).

De acordo com Donald Tapscott, presidente executivo do Instituto de Pesquisa Blockchain, em 20 anos as pessoas na China não usarão mais Bitcoin, pois o RMB será a única criptomoeda usada no país.

Dessa maneira, o governo terá controle total sobre todas as transações que acontecem usando a criptomoeda — o que vai totalmente contra o objetivo com o qual o Bitcoin foi criado.

Nessa corrida, também temos a Suécia, um país tecnologicamente avançado que teve uma grande queda na circulação de dinheiro nos últimos anos.

O Banco Central da Suécia acredita que a criação de sua própria moeda digital, a e-krona, pode ser um bom substituto para a moeda fiat. No entanto, nenhuma data de lançamento foi anunciada até o momento.

Moeda digital dos Estados Unidos

Em recente publicação, o ZyCrypto lançou um questionamento sobre como outros países poderiam perder todo o controle caso os Estados Unidos decidissem colocar o dólar na blockchain.

Por ser um ativo já conhecido mundialmente, além de ser a principal moeda reserva do mundo, todo o mercado de criptomoedas sofreria um impacto enorme.

Mas isso não parece ser algo para se preocupar no momento.

O Fed Reserve dos EUA declarou que não estão interessados em lançar uma criptomoeda nacional.

Segundo a organização “a característica chave das criptomoedas são uma bandeira vermelha para os bancos centrais.”

Mas moedas nacionais são algo positivo ou não?

Não há dúvidas sobre a superioridade das criptomoedas em relação à moeda fiat: menores custos de transação, velocidade maior no processamento das transações, e maior segurança.

No entanto, nenhuma moeda nacional poderá superar as moedas descentralizadas, justamente porque moedas como o Bitcoin não são controladas por nenhum governo e são acessíveis a qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile