A adoção do bitcoin como moeda legal por El Salvador está chamando a atenção de diversos legisladores ao redor do mundo. Mais recentemente, o senador colombiano Gustavo Petro, sugeriu que o país deve focar seus esforços energéticos para a mineração da criptomoeda, e não para a produção de cocaína.
Os comentários do senador vieram em resposta a uma publicação de Nayib Bukele, presidente de El Salvador e principal pessoa por trás da adoção da criptomoeda pelo país.
“E se a costa do Pacífico aproveitasse as quedas íngremes dos rios da cordilheira ocidental para produzir toda a energia do litoral e substituir a cocaína por energia para as criptomoedas? A moeda virtual é pura informação e, portanto, energia.”
Bitcoin é energia
A mineração de Bitcoin é o processo na qual novos blocos contendo novas transações são adicionadas à blockchain. O poder computacional, e consequentemente o gasto energético, são os responsáveis por garantir a segurança da rede. Quanto mais energia gasta, maior a segurança do Bitcoin.
Esta já é uma verdadeira indústria, que está rendendo atualmente cerca de US$46 milhões diários aos mineradores espalhados ao redor do mundo.
Uma das iniciativas de El Salvador para ampliar a sua integração ao Bitcoin foi aproveitar o potencial energético da atividade geotérmica da região para a mineração. As atividades já se iniciaram e já estão rendendo muitos satoshis para o país.
Leia mais: Presidente de El Salvador mostra primeira mineradora de Bitcoin movida a energia de vulcões
Neste sentido, o senador afirma que a Colômbia poderia aproveitar o seu potencial hidroelétrico para a produção de energia para a mineração de Bitcoin. Será que teremos outro país latino-americano adotando o bitcoin no futuro?
Curiosamente, a Costa do Pacífico, local com grandes quedas de água, é justamente onde se concentra a produção dos pés de coca, ingrediente base para a produção da cocaína. Qual sua opinião sobre as falas do senador? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Mineradores de Bitcoin estão fazendo US$40 milhões por dia