Ícone do site Criptonizando

Como montar uma plataforma de mineração de Ethereum em casa

Dataprev-governo-brasil-ethereum-eth-minethereum-eth-mineração-minerar-criptomoedas-moedas-digitais-em-casa-2020-coronavirus

O hashrate da Ethereum, segunda maior criptomoeda por capitalização de mercado, ainda permite minerar a criptomoeda em casa em 2020.

O ativo cotado em US$ 225 (cerca de R$ 1.002) neste sábado (29), está se tornando cada vez mais atraente para os mineradores, mas diferente da mineração de Bitcoin, minerar ETH não é tão difícil.

A cada 15 segundos, a rede recompensa os mineradores com 2 ETH, ou 8 ETH por minuto. Veja como construir uma plataforma de mineração para competir pelas recompensas em bloco, conforme publicação do Bitcoinist.

Usar GPUs (placas de vídeo) é a maneira mais segura, rápida e fácil para minerar Ethereum. Há inclusive algumas GPUs otimizadas que alcançam melhor desempenho com o Ethash, o algoritmo de Prova de Trabalho (PoW) da rede, projetado para exigir mais memória, o que o torno resistente à mineração em ASIC.

Para construir um rig de mineração você precisará também de uma fonte de alimentação, uma CPU, componentes de LAN, e uma caixa física para manter e ventilar todas as GPUs que decidir usar.

Vale lembrar que, para minerar qualquer criptomoeda em casa, você estará gastando sua própria energia elétrica, o que pode afetar a lucratividade da prática.

O plug inteligente EthereumMiningBot é recomendado por especialistas para rastrear o uso de eletricidade, aponta a matéria.

Especificações

Os requisitos mínimos para construir a plataforma incluem uma CPU básica com Intel i3 e apenas 4GB de memória RAM, além de uma unidade de estado sólido (SSD).

Gabinetes ou racks personalizados podem facilitar o processo de montagem, permitindo conectar seis GPUs (ou potencial de 540 MH/s), o que também exigirá uma placa mãe com seis slots e possivelmente um botão de energia adicional para facilitar a ligação.

O texto ressalta que também pode ser necessário um conjunto de conectores para colocar as GPUs e conectá-las à placa-mãe.

Adicionando uma memória SSD, o usuário pode adicionar uma carteira de hardware ou outra ferramenta básica para operar pools de mineração e receber ETH em uma carteira.

O conector de energia tem um papel especial na eficiência da plataforma, por isso, a recomendação é usar um modelo com conectores de platina, para evitar perdas, como o  Corsair CP-9020140-UK HX1200 de 1,2 kW permite a máxima eficiência de energia, à qual uma tomada inteligente pode ser adicionada para rastreamento.

A montagem pode ser complicada se você não tem conhecimento na área, mas talvez esse vídeo ajude:



Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile