Há tempos se discute no mercado de criptomoedas sobre Tether (USDT), uma stablecoin atrelada ao dólar dos Estados Unidos, e as controvérsias que rodeiam essa moeda digital.
Tether, o criptoativo mais amplamente negociado e responsável pela maior parte do volume de negociações, é considerado a estrutura de toda a criptoeconomia. Sim, neste sentido, o USDT é ainda maior que o Bitcoin.
No entanto, o medo de um possível colapso do USDT e seu impacto no setor cripto cresce à medida que a indústria floresce e questões do passado não são resolvidas.
Mas qual é o problema, afinal?
De acordo com a Tether Inc, emissora da criptomoeda lançada em 2014, sempre que alguém deposita um dólar americano na conta da Tether, a empresa emite uma moeda de Tether em troca.
Mas é grande o número de críticos que argumentam que a Tether sustenta artificialmente o mercado de criptomoedas ao imprimir sua moeda do nada, assim como bancos centrais ao redor do mundo.
Para eles, a stablecoin é usada para manipular o preço do Bitcoin, e funciona como uma bomba-relógio, prestes a explodir todo o setor. Os defensores, por outro lado, dizem que os críticos não entendem a mecânica do mercado e a complexidade do USDT.
Em meio a investigações do governo dos EUA resultantes de uma investigação de fraude em andamento no estado de Nova York, a Tether Inc admitiu que sua stablecoin é apenas 74% lastreada em dólar americano.
A empresa-mãe da Tether Inc é a mesma da corretora Bitfinex. Ambas foram levadas ao tribunal por suposta manipulação no mercado de criptomoedas, e de acordo com o processo, há um “esquema sofisticado” para fraudar investidores, manipular mercado e ocultar receitar ilícitas.
Sem auditorias e com muita coisa sem explicação envolvendo a stablecoin, Haohan Xu, CEO da Apifiny, uma rede global de comércio de ativos digitais, acha que, de uma forma ou de outra, o USDT terá que pagar:
“O Tether vai enfrentar um acerto de contas. Eles alegaram que cada Tether era lastreado em um dólar americano e, em 14 de março de 2019, o Tether mudou essa declaração. Para a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos ou qualquer regulador, a história termina aqui”, disse.
Tether
Em meio a toda essa polêmica, a teoria é que colapso total do USDT e a impossibilidade de resgatar os dólares americanos reais podem afundar completamente o mercado de criptomoedas.
Além disso, de acordo com dados do CoinMarketCap, dos 11 principais mercados mais líquidos para o Bitcoin, sete envolvem o Tether.
A grande questão aqui é a falta de respostas por conta da Tether Inc, que abre espaço para a incerteza, medo e desconfiança por parte de investidores e reguladores ao redor do mundo.