Jack Dorsey, co-fundador e ex-CEO do Twitter, confirmou que está doando 10 bitcoins, avaliados em mais de R$ 1,16 milhão, para o programador ou instituição que desenvolver uma versão descentralizada do Github.
O Github é um repositório de códigos de softwares abertos. A plataforma é utilizada por milhares de empresas e programadores ao redor do mundo para compartilhar códigos e para trabalho colaborativo.
Apesar da grande importância para o mundo da programação, o Github é ainda uma ferramenta centralizada. E é isso que Dorsey pretende mudar com a sua doação.
Em específico, a versão descentralizada do Github deve ser desenvolvida no Nostr, um protocolo de código aberto desenvolvido sobre o Bitcoin. Diversos serviços descentralizados estão sendo construídos sobre a plataforma, como uma rede social semelhante ao Twitter.
Incentivos de Jack Dorsey
Jack Dorsey é há alguns anos um conhecido entusiasta do Bitcoin. O programador iniciou uma série de projetos voltados para integrar a criptomoeda ao Twitter.
Antes de abandonar o cargo de CEO do Twitter para se dedicar a outros projetos, Dorsey começou a integrar a Lightning Network (LN) à plataforma de mídia social.
A LN é um protocolo do Bitcoin que permite a troca rápida e instantânea do criptoativo, sem a necessidade de utilizar a blockchain principal no processo.
Dorsey também ajudou a financiar o Blue Sky, uma versão descentralizada do Twitter que está atualmente em fase de testes.
Não está claro se Elon Musk, atual CEO do Twitter, vai dar continuidade aos projetos do ex-CEO.