Criptomoedas no centro do conflito Israel x Palestina

Criptomoedas no centro do conflito Israel x Palestina

O conflito entre Israel e Palestina, no território do Levante, alcançou um novo nível de intensidade na semana passada, quando o Hamas lançou uma série de ataques de Gaza contra Israel. O episódio foi classificado como uma das escaladas mais graves do conflito que já perdura por muitos anos, deixando a comunidade internacional em alerta. No entanto, além das questões geopolíticas e humanitárias que envolvem esse cenário, a questão dos financiamentos por trás dessas operações de guerra ganha destaque.

Especulações apontam para o uso de criptomoedas como uma possível fonte de financiamento para o Hamas e outros grupos militares palestinos, como a Jihad Islâmica Palestina e o Hezbollah, aliado libanês da Palestina. Autoridades israelenses conduziram investigações, incluindo análises de blockchain, e teriam descoberto grandes movimentações de fundos em criptos para esses grupos.

Para exemplificar, uma carteira associada à Jihad Islâmica Palestina teria recebido cerca de US$93 milhões em criptos entre agosto de 2021 e junho de 2023. Além disso, houve uma transferência fraudulenta de bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Bitcoin Cash (BCH) no valor de cerca de Rs 30 lakhs de uma carteira indiana para carteiras associadas às Brigadas Al-Qassam.

Vale ressaltar que as Brigadas Al-Qassam são o braço militar da organização palestina Hamas, e, durante a investigação, as autoridades israelenses apreenderam as carteiras envolvidas nas transações suspeitas.

Diante dessas descobertas, legisladores, como o presidente bancário do Senado, Sherrod Brown, e a senadora dos Estados Unidos, Elizabeth Warren, estão se mobilizando para entender o papel das criptomoedas nesses conflitos israelense-palestinos.

A senadora Warren, em particular, está se destacando como uma voz que pressiona por regulamentação no mercado cripto. Em uma entrevista, ela afirmou:

“O perigo do terrorismo financiado através de criptomoedas é uma ameaça real e deve ser uma prioridade urgente para o Congresso. Estamos vendo uma coalizão bipartidária de senadores comprometidos em aprovar uma legislação que combata o terrorismo global, cortando suas fontes de financiamento”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Rachadura no Federal Reserve? Membro do Fed critica redução na taxa de juros realizada por Powell
icon outubro 3, 2024

49% dos eleitores dos EUA consideram o apoio às criptomoedas uma questão relevante

Escrito por João Victor
República na Rússia enfrenta crise energética com fazendas de Bitcoin escondidas em cavernas
icon outubro 2, 2024

Emissão do rublo digital não vai causar inflação, afirma Banco da Rússia

Escrito por João Victor
6 exchanges brasileiras são envolvidas em operação colossus da Polícia Federal
icon outubro 2, 2024

Polícia Federal interrompe esquema de importação de smartphones

Escrito por João Victor