Ícone do site Criptonizando

Cubanos usam bitcoin e criptomoedas para lutar contra a ditadura

Cuba- bitcoin, criptomoeas

Os habitantes cubanos estão se unindo no que já é a maior série de protestos da história da ilha. Aos gritos de ‘liberdade’, o povo toma os espaços de importância estratégica, enquanto o governo parece não saber como reagir. Agora, o bitcoin e outras criptomoedas estão sendo utilizadas para arrecadar fundos.

Por conta dos embargos americanos, a entrada de dólares é uma tarefa difícil para os habitantes da ilha, que muitas vezes precisam recorrer ao mercado negro para conseguir recursos.

O Bitcoin, por se tratar de uma rede monetária aberta que não se limita às linhas imaginárias de uma fronteira, nem pode ser controlado ou restringido por uma autoridade centralizada, está se tornando a solução perfeita para o envio de dinheiro para o país neste momento de instabilidade.

Desta maneira, várias iniciativas para arrecadar fundos via criptomoedas, especialmente de cubanos refugiados nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo, que desejam ajudar seus compatriotas, estão surgindo.

Os influenciadores cubanos Frank el Makina e Erich García Cruz, estão arrecadando fundos em criptomoedas para a compra de alimentos e remédios neste momento de instabilidade política e social no país.

A transparência e auditabilidade da tecnologia blockchain torna o Bitcoin uma ótima maneira para a arrecadação de fundos, visto que é sempre possível se verificar onde esse dinheiro foi de fato gasto.

Bitcoin é esperança para os cubanos?

Satoshi Nakamoto, o criador anônimo do Bitcoin, falou sobre a possibilidade da sua criação permitir a existência de uma civilização com princípios baseados em liberdade.

“Sim, você não encontrará uma solução para os problemas políticos na criptografia, mas podemos vencer uma grande batalha na corrida armamentista e ganhar um novo território de liberdade por vários anos.”

Certamente, a soberania monetária para o povo cubano seria um passo de extrema importância para esta luta secular, visto que o sistema financeiro centralizado e total controle sobre a moeda dá poderes quase que ilimitados para o estado.

E, como o próprio Satoshi Nakamoto afirmou, redes como o Bitcoin são imunes contra ações e ataques centralizados de governos.

“Os governos são bons em cortar a cabeça de redes controladas centralmente como o Napster, mas as redes P2P puras como Gnutella e Tor parecem estar se segurando.”

Quem sabe Cuba não siga o mesmo exemplo de El Savador e adote o bitcoin como moeda oficial.

Leia mais: Bitcoin pode corrigir para os US$20 mil, alerta analista Guilherme Rennó

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile