Ícone do site Criptonizando

CVM cria lista de empresas de criptomoedas impedidas de atuar no Brasil, confira

bitcoin criptomoedas pirâmide financeira cvm

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável por regulamentar todos os mercados financeiros do Brasil, criou uma lista das empresas de criptomoedas impedidas temporariamente de atuar no mercado de capitais no país.

Segundo a autarquia, a relação das empresas será atualizada mensalmente e o objetivo é facilitar a busca de informações e chamar a atenção do público para ofertas de serviços ou valores mobiliários sem autorização da CVM.

“Por isso, não estão incluídas as deliberações que suspendem ofertas registradas ou autorizadas pela CVM por falhas ou outras questões”, explica o órgão.

Entre as empresas que constituem a lista, estão algumas já conhecidas por deixarem de pagar os clientes, como Grupo Bitcoin Banco, Wolf Invest, Atlas Quantum, Trader Group e Zero10 Club.

As últimas três serão investigadas na CPI das Criptomoedas proposta pelo Deputado Federal Aureo Ribeiro para apurar as atividades de empresas que supostamente estão usando criptomoedas para aplicar golpes de pirâmide financeira nos investidores.

A lista começa a partir de 2019 e você pode conferir clicando aqui.

Para deliberações suspendendo atuações sem autorização da CVM de 2005 a 2018, a autarquia ciou uma página específica.

Contudo, novos esquemas surgem constantemente, e no caso de empresas que ainda não foram listadas pela CVM, futuros investidores devem tomar as devidas precauções para evitar cair em golpes.

Pensando nisso, o Criptonizando recentemente convidou um advogado para explicar como se prevenir diante das pirâmides financeiras que utilizam criptoativos.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile