CVM diz estar de olho nas criptomoedas e deve publicar parecer de orientação nos próximos dias

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) afirmou estar atenta a tudo o que está acontecendo no mercado de criptomoedas.

A declaração foi feita pelo presidente da autarquia, João Pedro Nascimento, empossado em julho de 2022. Entretanto, desde sua atividade no Senado Federal, o mesmo já indicava com clareza suas intenções.

João Pedro Nascimento disse, ainda no Senado, que as criptomoedas teriam mais atenção. Portanto, não é algo surpreendedor que a CVM esteja pronta se posicionar sobre o tema de forma mais enfática.

As criptomoedas estão sendo vistas pelo presidente da CVM

Nos últimos tempos, muito se falou sobre a regulação das criptomoedas no Brasil. 

Inclusive, o Congresso Nacional indicou que a fiscalização das empresas de criptomoedas deve ficar por conta do Executivo.

Mas, apesar da maioria das pessoas acreditarem que esta função ficaria apenas sob responsabilidade do Banco Central, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, comentou publicamente que a CVM auxilia no processo de fiscalização do setor.

Assim, o atual presidente da CVM voltou a comentar sobre as criptomoedas, desta vez durante uma participação no XIX Seminário Internacional do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

João Pedro Nascimento declarou que a autarquia tem sua esfera de competência no mercado de capitais brasileiro e, assim, dentro do que cabe a autarquia, a mesma está totalmente atenta as criptomoedas no país.

“A CVM, dentro de sua esfera de competência, está atenta ao tema. E o diálogo bem concebido sobre os valores e questões contábeis relacionadas, por meio de interações como essas, é relevante.”

Parecer de orientação sobre criptomoedas deve ser divulgado nos próximos dias

De acordo com o presidente da CVM, ainda nos próximos dias deverá acontecer a publicação de um parecer de orientação a respeito das criptomoedas no Brasil.

O documento deverá conter orientações para todos os agentes do mercado e investidores sobre o assunto.

Além disso, veicula as manifestações da Comissão em relação à interpretação das Leis n° 6.385/76 e 6.404/76, no interesse do mercado de capitais.

Vale lembrar que a CVM já emitiu diversos alertas sobre o mercado de criptomoedas nos últimos anos. Além disso, impediu várias empresas de seguirem operando no país com modelos de negócio de derivativos e forex.

LEIA MAIS: CTO da Ripple acredita que exista um grande bug no Bitcoin

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

CNBC: Bitcoin (BTC) deve alcançar US$ 100.000 antes da posse de Trump
icon novembro 22, 2024

ETFs de Bitcoin acumulam US$ 1 bilhão em 1 dia

Escrito por João Victor
Dólar - EUA st
icon novembro 22, 2024

Bitcoin é agora o décimo segundo maior dinheiro do mundo

Escrito por João Victor
Michael Saylor comenta nova alta histórica do bitcoin
icon novembro 21, 2024

Michael Saylor comenta nova alta histórica do bitcoin

Escrito por Sabrina Coin