Ícone do site Criptonizando

Dados da inflação vão ditar alta do Bitcoin, afirma economista

Bitcoin-dinheiro-dólar-morgan-stanley-el salvador

Durante os anos iniciais do Bitcoin, o cripto-ativo se manteve descorrelacionado com os ativos do sistema financeiro tradicional, como o mercado de ações e de títulos. Contudo, a partir do ano de 2020, o mercado de cripto-ativos parece estar cada vez mais correlacionado com os mercados e com métricas macroeconômicas, como a inflação.

Nos últimos anos, especialmente após 2020, os bancos centrais ao redor do mundo iniciaram rodadas globais de criação de dinheiro, principalmente para arcar com os altos custos das máquinas públicas deficitárias e já endividadas.

Este movimento causou forte inflação em todo mundo, e certamente foi um catalizador que impulsionou a alta dos ativos nos últimos dois anos, mesmo sem um crescimento da produtividade da economia real.

“Quarta-feira teremos os dados de inflação dos EUA… Se o CPI surpreender no lado negativo, espere que os preços subam e tendam por um tempo. Se o CPI surpreender no lado positivo, o BTC chegará aos US$ 30.000. A Tradfi [finanças tradicionais] garantirá isso.

Se o número estiver em linha com as previsões, em 7,1%, é difícil dizer. Faria sentido para os ursos tentarem quebrar os mínimos, falsos rompimentos e um rali raivoso acontecer, dado o gráfico. Dito isto, as criptomoedas seguirão o Bitcoin e o Bitcoin seguirá as ações.”

Segundo o economista, o “Fed está dizendo que está disposto a estourar a bolha” que ele próprio criou nos últimos anos com a impressão de dinheiro e compra de ativos.

Um aumento nas taxas de juros poderia colocar um freio na inflação. Contudo, mercados de renda variável, especialmente aqueles que dependem dos juros baixos para se financiar a longo prazo, poderiam apresentar sérios problemas de solvência.

O próprio Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, afirmou que o principal incentivo para a compra de Bitcoin por parte da sua empresa, foi a pressão inflacionária na economia americana nos últimos anos.

Segundo o executivo, ficar sob o sistema fiduciário é perder sistematicamente 10-20% do seu patrimônio anualmente. Ao passo que a compra de bitcoin permite exposição a um dinheiro mais forte.

Qual sua opinião sobre as falas do executivo? Deixe na seção de comentários abaixo. 

Leia mais: El Salvador aumenta sua mineração de Bitcoin com mais fontes geotérmicas

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile