Ícone do site Criptonizando

Decisão da SEC de não permitir ETF de Bitcoin é “ilógica”, afirma Grayscale

bitcoin-notícias-2017-preço-máxima-grayscale-comprar-investir

A empresa de gestão de criptomoedas Grayscale está afirmando à Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA que sua decisão de negar a criação de ETFs de Bitcoin (BTC) é “ilógica”.

Respondendo a um documento arquivado pela SEC no mês passado, a Grayscale disse que a conversão do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF de BTC beneficiaria muito os investidores ao liberar valor e aumentar as proteções aos investidores.

“Para mais de 850.000 investidores, a conversão do GBTC em um ETF Bitcoin à vista desbloquearia mais de US$ 4 bilhões em valor, fornecendo o alívio regulatório necessário para o produto criar e resgatar ações simultaneamente, permitindo assim que a arbitragem trate de prêmios e descontos das ações como em comparação com o valor patrimonial líquido.”

Essa conversão também sujeitaria a negociação em GBTC a padrões regulatórios mais elevados e aumentaria a proteção do investidor. 

A Grayscale processou a SEC pela primeira vez em junho de 2022. A empresa alegou que a agência reguladora estava sendo parcial quando rejeitou a oferta do fundo de hedge várias vezes ao longo dos anos.

No processo, a Grayscale alega que a aprovação da SEC de outros produtos relacionados ao BTC, como a aprovação de um ETF de futuros na Chicago Mercantile Exchange (CME), é inconsistente com a rejeição de ETFs Spot de BTC.

No processo judicial oficial, a Grayscale refere-se à decisão da SEC de conceder um futuro BTC ETF na CME com base em seu nível de segurança como “ilógico” porque o mesmo tipo de segurança seria necessário para operar um ETF convencional.

“A Ordem, neste caso, é arbitrária em sua essência. Sua premissa central – que o acordo de compartilhamento de vigilância da Bolsa com a CME fornece proteção adequada contra fraude e manipulação no mercado futuro de Bitcoin, mas não no mercado spot de Bitcoin – é ilógica.

Qualquer fraude ou manipulação no mercado à vista afetaria necessariamente o preço dos futuros de Bitcoin, afetando assim o valor líquido do ativo de um ETP [produto negociado em bolsa] segurando Bitcoin à vista ou futuros de Bitcoin, bem como o preço que os investidores pagam por tal ETP”.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Agora é possível fazer stake de Ethereum (ETH) no Metamask

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile