Ícone do site Criptonizando

Demanda por equipamentos para mineração de Bitcoin dispara na Rússia

Banco Central da Rússia pode reconhecer criptomoedas como ativo legal em breve

A demanda por dispositivos para mineração de Bitcoin aumentou na Rússia durante o quarto trimestre do ano, estimulada por seus preços baixos em meio ao declínio dos mercados de criptomoedas, informou o diário comercial russo Kommersant. 

As tarifas de eletricidade baratas do país e as expectativas de uma maior oferta de equipamentos usados também desempenharam um papel importante.

A tendência positiva no mercado de equipamentos de mineração, usado para extrair bitcoin, foi observada apesar da recente queda na demanda por unidades de processamento gráfico, disseram especialistas do setor ao jornal.

As vendas do varejista de hardware de mineração Chilkoot nos primeiros dois meses do quarto trimestre excederam as de todo o terceiro trimestre. 

E o total dos nove meses anteriores de 2022 foi 65% superior ao volume do ano passado. O jornal também citou a Bitriver, uma das maiores operadoras de mineração da Rússia, que disse que nos primeiros 10 meses deste ano a demanda por mineradores cresceu 1,5 vezes.

“Trabalhamos com pessoas jurídicas e elas passaram a comprar 30% mais equipamentos por transação do que no início do ano”, observou Artem Eremin, gerente de desenvolvimento da Chilkoot. 

Ele acrescentou que os preços das GPUs começaram a cair na segunda quinzena de setembro e ainda estão em declínio, citando a transição do Ethereum da mineração de proof-of-work para proof-of-stake como um dos principais motivos.

Se antes as placas de vídeo eram compradas por mineradores em grandes quantidades, agora a demanda vem principalmente dos jogadores, reconheceu Roman Kaufman, co-fundador da Berezka DAO e Weezi. 

O empresário confirmou que os ASICs agora estão ganhando “enorme popularidade” na Federação Russa.

As empresas de mineração industrial na Rússia podem aproveitar as atuais condições de mercado, disse o analista financeiro da Bitriver, Vladislav Antonov, que também destacou que o aumento da demanda se deve à queda nos preços no atacado. 

O custo do hardware de mineração caiu quase 20% entre agosto e outubro, revelou ele.

As taxas de eletricidade relativamente baixas da Rússia, em comparação com muitas outras regiões do mundo, são outro fator que sustenta o mercado local, de acordo com o fundador da Terracrypto, Nikita Vassev.

A situação pode melhorar ainda mais para as empresas de mineração cripto na Rússia devido ao influxo esperado de equipamentos de mineração usados. 

Como explicou Brezhnev, muitas mineradoras, principalmente sediadas no exterior e financiadas por capital emprestado ou clientes, falharam em otimizar suas atividades e podem fechar as portas em meio ao atual mercado em baixa. 

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile