Deputada do PT quer debater regulação de criptomoedas e blockchain na Câmara

margarida salomão pt criptomoedas blockchain (1)

A Deputada Federal Margarida Salomão (PT-MG) protocolou um requerimento de audiência pública para debater a regulamentação dos criptoativos na Câmara.

A iniciativa indica um interesse que o Partido dos Trabalhadores (PT) não havia demonstrado a respeito das discussões sobre o assunto.

Blockchain também deve ser regulamentada

Além da regulamentação das criptomoedas, Margarida Salomão argumenta sobre a importância de regular também a tecnologia blockchain:

“Não há como se pensar a regulamentação de moedas virtuais sem levar em consideração a regulamentação da tecnologia blockchain, uma vez que uma depende da outra”, afirma. “[A blockchain] não se encontra somente no sistema financeiro, mas também nos governos eletrônicos, sistemas de identidade, cadeias de produção e circulação de conteúdo.”

Ela justifica que o objetivo da audiência requerida é de “promover um debate que amplie a discussão sobre a regulamentação das moedas virtuais e debater os impactos que serão fomentados na inovação que esta tecnologia traz consigo”.

Convidados

Para falar do assunto, a deputada convida:

  • Fernando Carvalho, CEO da QR Capital;
  • Fabro Steibel, Diretor do Instituto de Tecnologia Social – ITS;
  • Natália Langenegger, advogada;
  • Edilson Osório Junior, Cientista computacional e especialista em segurança da informação;
  • Fernando Ulrich, Mestre em economia e analista-chefe da XDEX, plataforma de criptoativos dos sócios da XP Investimentos.

O pedido foi protocolado na última terça-feira (24), junto à Comissão Especial que debate o Projeto de Lei 2.303/2015, cujo objetivo é regulamentar as criptomoedas no Brasil, e deve ser apreciado durante a reunião que acontece nesta quarta-feira (25) na Câmara dos Deputados.

Nas últimas semanas, a Câmara tem promovido várias audiências públicas para discutir a PL 2.303/2015.

Representantes do Bitcoin Banco, Atlas Quantum e Investimento Bitcoin já foram convidados para falar sobre o assunto.

Nesta quarta-feira, aconteceu uma nova audiência, na qual foram chamados os representantes da Foxbit, Mercado Bitcoin e Braziliex, para falar de segurança no setor junto ao delegado-chefe do Delecor, Daniel Mostardeiro Cola, e o gerente de produto blockchain no Serpro, Marco Tulio Lima.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

BRICS
icon maio 19, 2025

BRICS: moedas locais disparam na Europa e ameaçam hegemonia do dólar

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 15, 2025

Criptomoeda Degen lidera renascimento da Base Chain

Escrito por Thiago Barboza
XRP
icon maio 20, 2025

Lançamento de futuros na CME pode impulsionar o preço do XRP?

Escrito por Thiago Barboza