Ícone do site Criptonizando

Deputado publica vídeo pedindo apoio para instaurar CPI contra pirâmides financeiras com criptoativos

deputado criptomoedas piramide aureo ribeiro atlas unick

Imagem: Reprodução/Youtube

Em um vídeo publicado em seu canal no Youtube nesta sexta-feira (13), o deputado Áureo Ribeiro, autor do Projeto de Lei 2.303/2015, que visa a regulamentação dos criptoativos no Brasil, pediu apoio para criar uma CPI contra pirâmides financeiras envolvendo criptomoedas.

No vídeo de pouco mais de um minuto de duração, o deputado diz que “cerca de 4 milhões de brasileiros já foram lesados por uma pirâmide financeira”.

Para apurar os crimes que prejudicaram consumidores “que fizeram investimentos com criptomoedas e não tiveram os retornos prometidos, e alguns sequer conseguiram resgatar os valores aportados”, Áureo Ribeiro pede apoio para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

“Precisamos separar o joio do trigo aqui na Câmara dos Deputados. Saber quem trabalha sério, quem desenvolve um trabalho correto, e punir aquelas pessoas que se aproveitam da falta de informação, de conhecimento, e lesam consumidores brasileiros”, disse o deputado.

Audiência para investigar pirâmides

A Câmara aprovou, na última quarta-feira (11), um requerimento do deputado Áureo Ribeiro que pedia uma audiência pública para discutir indícios de pirâmide financeira nas empresas Atlas Quantum e Investimento Bitcoin.

Também foram chamados representantes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain e Fernando Ulrich, especialista em criptoeconomia.

Caso Atlas

Depois de ser proibida pela CVM de fazer oferta pública de investimentos, a Atlas teve um aumento no volume de solicitações de saque na plataforma, mas não deu conta de atender os pedidos no prazo estipulado nos termos de uso e gradualmente estendeu o prazo de D+1 para D+30.

Os investidores temem que a empresa não tenha dinheiro para pagar todos que aplicaram valores na plataforma e começaram a acionar a Justiça contra a Atlas. Os processos já chegam a quase R$ 1 milhão.

Investimento Bitcoin

Investigada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por indícios de pirâmide financeira e pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), a Investimento Bitcoin promete rendimentos de 1% a 2% ao dia.

A empresa veicula propagandas em emissoras como SBT, Band e Record, mas em seu site não consta endereço físico da empresa, telefone, CNPJ ou mesmo nome dos sócios.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile