Alexey Pertsev, um desenvolvedor do aplicativo Tornado Cash, que foi recentemente detido pela polícia holandesa por suspeita de lavagem de dinheiro, foi condenado a permanecer na prisão por mais 90 dias.
“Não está claro quais argumentos eles tinham para não libertá-lo em prisão domiciliar”, disse Xenia Malik, esposa de Pertsev.
“Os advogados confirmaram [a retenção adicional de 90 dias], mas não vi nenhum documento oficial.”
Pertsev teve a fiança negada após ser preso por 15 dias. De acordo com a lei holandesa, os infratores suspeitos podem permanecer em prisão preventiva por até 110 dias, durante os quais as acusações e uma audiência pública inicial devem ser definidas.
Em 17 de agosto, nenhuma acusação foi feita contra Pertsev, de acordo com o DeFi Education Fund.
O grupo apóia políticas amigáveis ao DeFi, defendendo o uso de dados descentralizados de código aberto, como o código do Tornado Cash.
“Novas informações da agência holandesa que prendeu o desenvolvedor do Tornado Cash Alexey Pertsev
Queríamos divulgar essa *preocupante* declaração do FOID (que levanta mais perguntas do que respostas) enquanto buscamos mais informações e avaliamos os próximos passos”.
Pertsev foi preso em 10 de agosto pelo Serviço Holandês de Informações e Investigações Fiscais (FIOD), órgão responsável pela investigação de crimes financeiros na Holanda.
A agência o acusou de suspeita de facilitar “lavagem de dinheiro por meio do mixer de criptomoedas por meio do serviço descentralizado de mixagem Ethereum Tornado Cash”, dizia o relatório do FIOD.
Essa prisão ocorreu logo após os Estados Unidos sancionarem o Tornado Cash, com ligações suspeitas ao grupo hacker estatal norte-coreano Lazarus Group, além de supostamente estar envolvido na lavagem de US$ 7 bilhões desde 2019.
Tornado Cash é um protocolo de privacidade baseado em Ethereum que oculta qualquer informação identificável sobre transações de criptoativos.
A comunidade foi rápida em agir, com uma petição do Change.org circulando para proteger o software de código aberto, bem como um protesto no domingo em Amsterdã para apoiar o desenvolvedor.
“O software de código aberto – que foi publicado sob licença gratuita e pode ser usado por qualquer pessoa e para qualquer finalidade – sempre foi um grande impulsionador da inovação no setor de tecnologia”, segundo a petição.
Reguladores e empresas também se manifestaram a favor de Pertsev, com o congressista Tom Emmer, de Minnesota, pedindo à secretária do Tesouro Yellen que repensasse a sanção do Tornado Cash.
Leia mais: Mineradora verde transforma lixo em bitcoin através da mineração