Alexey Pertsev, o desenvolvedor do mixer de privacidade cripto Tornado Cash, será libertado da prisão na próxima semana e aguardará julgamento em casa, de acordo com um relatório da Blockworks.
A notícia vem de Eléonore Blanc, esposa de Pertsev, que alegou no Telegram que o desenvolvedor voltaria para casa na próxima semana.
Pertsev foi preso em Amsterdã em agosto de 2022, logo após o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro sancionar o Tornado Cash, criando restrições sem precedentes contra o desenvolvimento e uso do código de contrato inteligente.
O desenvolvedor foi posteriormente forçado a permanecer preso por meses, apesar de nenhuma acusação formal ter sido feita na época.
A prisão de Pertsev gerou indignação em todo o espaço das criptomoedas pelo que parecia ser o tratamento excessivamente duro de alguém que apenas desenvolveu um software.
Outros, incluindo o CEO da Circle, Jeremy Allaire, estavam preocupados com o precedente estabelecido pelo Departamento do Tesouro ao bloquear o funcionamento do software de código aberto.
“Isso levanta questões extraordinárias sobre privacidade e segurança na internet e o futuro da moeda digital pública da internet”, disse ele em agosto.
Apesar das sanções, o Tornado Cash ainda é tecnicamente acessível e continua movimentando altos volumes. No início deste mês, mais de US$ 600.000 em stablecoins do hack do Maker DAO foram enviados por meio do protocolo.