Antoine Riard, um dos principais desenvolvedores da Lightning Network do Bitcoin, rede que visa melhorar a escalabilidade do protocolo, encontrou problemas graves na rede de segunda camada e decidiu abandonar o projeto.
Desenvolvedores alertaram que o Ataque de Substituição, como está sendo chamado a falha, pode colocar os bitcoins dos usuários em risco. Porém, ele é complexo e caro para ser executado por um atacante.
Riad afirmou que a LN está uma posição perigosa, e que uma solução sustentável para o problema deve ocorrer na camada base da criptomoeda:
“Acredito que essa nova classe de ataques cíclicos de substituição coloca a Lightning em uma posição muito perigosa, onde uma solução sustentável só pode acontecer na camada base. As mitigações implementadas valem alguma coisa diante de ataques simples, embora eu não ache que elas estejam impedindo ataques avançados.”
O desenvolvedor pseudônimo Momonaut publicou no X uma descrição de como o ataque pode ocorrer:
Em resposta a uma publicação, o desenvolvedor Peter Todd apontou que já existe uma solução pronta para o problema, que ainda precisa ser revisada para ser implementada nos nós da rede:
Problemas da Lightning Network
A Lightning Network vem sendo apontada nos últimos anos como a principal solução para os problemas de escalabilidade do Bitcoin. No entanto, a rede não pode de fato escalar a criptomoeda, visto que para cada canal de pagamento aberto, é necessário realizar uma transação na rede principal.
No entanto, a rede principal não pode lidar com muito mais de 150 milhões de transações por ano, em um mundo com 8 bilhões de pessoas. Além disso, a rede também conta com problemas de liquidez, que podem fazer com que as transações falhem.
A experiência de usuário também é limitada, visto que usuários comuns dificilmente conseguem ter soberania no protocolo devido a complexidade em se executar um nó, abrir e gerenciar canais, manter as chaves online e outros fatores.
Como consequência deste cenário, a maioria dos usuários Lightning utilizam fintechs centralizadas, como a Wallet of Satoshi.