Diretor da Binance acredita que o próximo presidente dos EUA terá pouco impacto no mercado de criptomoedas

Diretor da Binance acredita que o próximo presidente dos EUA terá pouco impacto no mercado de criptomoedas
Shutterstock

O mercado de criptomoedas está acompanhando o desenrolar das eleições presidenciais dos Estados Unidos, dado o potencial impacto que o resultado pode ter na indústria blockchain. 

Contudo, Vishal Sacheendran, diretor de mercados regionais da Binance, acredita que o efeito dessa eleição pode ser menos significativo do que o setor espera, pelo menos em termos de regulamentação global de ativos digitais.

Durante o Token2049, em uma entrevista para o The Block, Sacheendran destacou que as regulamentações de criptomoedas tendem a ser “completamente descentralizadas”. Assim, ele questionou se os resultados eleitorais nos EUA realmente influenciariam diretamente como o Oriente Médio, a América Latina e o Sudeste Asiático lidam com o mercado cripto. Segundo o diretor, cada país tem sua própria abordagem sobre o que é melhor para o setor local.

Cripto pelo mundo

Sacheendran também mencionou o papel importante que Singapura, Tailândia, Indonésia e Índia desempenham atualmente no ecossistema cripto da Ásia. Esses países têm se mostrado receptivos ao desenvolvimento de talentos ligados à Web3, algo importante para fomentar o crescimento desse mercado.

A Índia, em especial, se destaca pela criação de uma estrutura regulatória voltada para criptomoedas, que potencialmente beneficiará sua população de 1,5 bilhão de habitantes. Enquanto isso, a Tailândia vem implementando regulamentações favoráveis aos criptoativos, como a possibilidade de que fundos locais invistam em ETFs spot de Bitcoin nos EUA e a isenção de impostos sobre transações de varejo no setor cripto.

Além disso, a Indonésia tem avançado em regulamentações voltadas para a indústria, criando um ambiente receptivo à inovação. A criação de “vistos para nômades digitais” na Tailândia e a acessibilidade econômica da Indonésia são fatores que, segundo Sacheendran, ajudam esses países a atrair talentos e empresas Web3.

O Oriente Médio, especialmente Abu Dhabi, também tem se mostrado um importante centro de regulamentação de criptoativos.

O modelo regulatório adotado em Abu Dhabi foi apontado por Sacheendran como uma inspiração para a Austrália e o Bahrein, que estão desenvolvendo suas próprias estruturas regulatórias com base na capital dos Emirados Árabes Unidos.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoin (BTC)
icon setembro 18, 2024

Aumento da liquidez global pode fazer bitcoin disparar, afirma Raoul Pal

Escrito por João Victor
Estados Unidos - Bitcoin (BTC)
icon setembro 17, 2024

Imparável: MicroStrategy vai comprar US$ 700 milhões em bitcoin

Escrito por João Victor
Trump - Harris
icon setembro 18, 2024

Wintermute lançará mercado de previsão multi-blockchain

Escrito por João Victor