Ícone do site Criptonizando

Economia digital é prioridade para a Rússia, diz novo primeiro-ministro

russia-primeiro ministro-bitcoin-criptomoedas-economia-digital-

O novo primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, fez uma declaração sobre a necessidade de reformas institucionais no país que, segundo ele, deve ter como prioridade a economia digital.

Mishustin, que foi nomeado para o cargo nesta quinta-feira (16), disse que a reforma no governo da Rússia deve “trazer as mais modernas tecnologias da informação” para o país, conforme reportou o portal local RIA Novost.

“O estado deve se tornar uma plataforma digital criada para as pessoas”, disse o primeiro-ministro, acrescentando que vai liderar um programa nacional chamado “Economia Digital”.

Segundo ele, “a coisa mais importante é remover restrições, barreiras para negócios”, declarou.

A entrada de Mikhail Mishustin no cargo de primeiro-ministro da Rússia acontece logo após Dmitry Medvedev renunciar ao cargo.

A decisão foi tomada em meio a mensagem de Vladimir Putin na Assembleia Federal, onde o presidente da Rússia traçou mudanças fundamentais na constituição do país.

Criptomoedas e blockchain

Embora a Rússia ainda não tenha criado uma base legal para as criptomoedas no país, nos últimos anos houve diversas tentativas de legalizar as moedas digitais no país.

No ano passado, o Ministério das Finanças da Rússia propôs dividir as criptomoedas em três categorias para facilitar a regulamentação no país – atitude que foi vista por analistas do mercado como uma tentativa de atrair investimentos na indústria de criptomoedas para superar as sanções econômicas criadas pelo governo norte americano contra a Rússia.

Ainda em 2019, o legislador russo, Nikolai Arefiev, deu uma declaração na qual afirmou que as criptomoedas são uma ameaça para os governos, podendo destruí-los.

A tecnologia blockchain, por outro lado, já está sendo testada pelas principais empresas russas, mesmo as que o governo participa de alguma forma.

Com isso, o país chegou a ser elogiado por players do mercado pelo seu papel no desenvolvimento do setor, recebendo até o ‘título’ de pessoa mais influente da indústria blockchain de Changpeng ‘CZ’ Zhao, CEO da exchange Binance.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile